Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores debatem segurança hídrica e desenvolvimento sustentável

Vereadores debatem segurança hídrica e desenvolvimento sustentável

por Selma Gonçalves publicado 08/10/2021 16h40, última modificação 08/10/2021 16h42
Vereadores debatem segurança hídrica e desenvolvimento sustentável

O evento foi relalizado de forma remota

Por Selma Gonçalves

Vereadores de Montes Claros participaram, nesta sexta-feira (08), do 1º Seminário Regional de Meio Ambiente, Segurança Hídrica e Desenvolvimento Sustentável “Encontro das Águas”. O evento que foi promovido pela Emater, ocorreu de forma remota, e teve a participação de representantes das prefeituras, técnicos e especialistas em meio ambiente da Emater e Codevasf .

No seminário foi apresentada uma análise dos recursos hídricos da região, as consequências do plantio de eucalipto e da perfuração de poços artesianos desde a década de 70. Também foram expostas as propostas dos programas municipais de produção, armazenamento e gestão de recursos hídricos e de produção, armazenamento e gestão de recursos hídricos.

O vereador Aldair Fagundes (Cidadania) falou da responsabilidade de cada um fazer o melhor para garantir os recursos hídricos. “Temos pontualmente tratado alguns temas como a monocultura e estradas ecológicas, com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente buscando o cercamento de nascente, o eco credito e a construção de barraginhas. Esse seminário, além e ser regional, traz uma visão panorâmica de quais são as nossas perspectivas de futuro se não tomarmos providências em estabelecer políticas com maior celeridade em relação a proteção dos mananciais”, pontuou o vereador.

O presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) ressaltou a importância de reunir, mesmo que virtualmente, com especialistas no assunto para avaliar a situação na região e discutir formas de garantir o desenvolvimento com sustentabilidade e principalmente a assegurar o acesso à água.

“Os setores público e privado têm que trabalhar juntos para garantir o desenvolvimento, respeitando a natureza e garantindo a segurança hídrica. É importante economizar água sempre, e não apenas em situações de emergências como essas. O uso consciente tem que ser contínuo e precisamos criar essa cultura”, destacou o parlamentar.

O vereador Edmílson Bispo (PSD) alertou para o envolvimento dos políticos quanto segurança hídrica. “Como representante do povo temos que nos envolver nesta questão tão importante que são os recursos hídricos. Só entendendo a realidade e discutindo estratégias de trabalho que podemos investir com assertividade na segurança hídrica”, comentou Edmílson.

________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Mídias Sociais

Facebook   Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo