Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores cobram melhorias na Saúde e na Educação

Vereadores cobram melhorias na Saúde e na Educação

por Stenio Aguiar publicado 26/06/2023 11h49, última modificação 26/06/2023 11h49

Por Stênio Aguiar

A vereadora Maria Helena (MDB), vice-presidente da Casa Legislativa, reivindicou melhoria para a saúde em Montes Claros.

Gostaria de lembrar à secretária Dulce Pimenta sobre o requerimento que fizemos sobre a descentralização do atendimento médico pediatra em Montes Claros. Estamos aguardando este estudo para resolver ou, pelo menos, amenizar este problema que se arrasta a muito tempo. Termos pediatras nas grandes regiões é melhor do que centralizar o atendimento é uma única unidade de saúde”, disse.

O mesmo posicionamento em relação à descentralização do atendimento pediátrico foi defendido pela vereadora Professora Iara Pimentel (PT). A parlamentar reivindicou o acesso da criança aos serviços de saúde próximo a sua casa. “Queremos pediatras, inclusive no bairro Santos Reis. É inaceitável que os pais tenham que levar os filhos à UPA para ter o devido atendimento”, ponderou.

O vereador Marlus do Independência (PT), destacou a ação da Associação de Diabéticos do Norte de Minas (AdNorte) realizada em uma farmácia no bairro Novo Delfino com atendimento a 300 pessoas diagnosticadas com diabetes. O parlamentar destacou ainda que a próxima ação acontecerá no bairro Esplanada, no dia 8 de julho.

Educação

Em relação ao setor de educação, a vereadora Iara Pimentel pediu aos vereadores e aos estudantes para apoiar a valorização dos profissionais da educação com o pagamento do Piso Nacional da Educação para os profissionais do Estado e de Montes Claros. “Esses profissionais professores - servidores públicos municipais e estaduais - é que fazem a diferença e a transformação para uma sociedade melhor”, destaca a parlamentar.

O vereador Daniel Dias (PC do B), cobrou o pagamento da gratificação a ser pago aos servidores da Educação. “Esta Casa aprovou em dezembro do ano passado [2022] e esperamos que seja pago neste mês [junho] aos servidores contratados e aos efetivos, que já tem direito; bem como o adicional de produtividade”, ponderou Dias.

O parlamentar solicitou que o Executivo municipal enviei à Casa Legislativa um projeto de lei que inclui as demais categorias de trabalhadores que não foram contempladas na lei anterior. “Tive informações que já foram repassadas as Avaliações de Desempenho dos servidores, que é necessária para conceder esses benefícios, bem como pedir a extensão aos demais servidores contratados, que não são contemplados atualmente”, acrescentou.

O vereador Igor Dias (União Brasil), primeiro-secretário da Casa, reforçou o pedido para a implementação da música nas escolas municipais através do projeto de tempo integral. “A música é um importante mecanismo para humanizarmos a indiferença que existe na sociedade, bem como possibilita criar ritmo nas crianças”, destacou.