Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores cobram melhorias do atendimento na Saúde e mais médicos

Vereadores cobram melhorias do atendimento na Saúde e mais médicos

por Stenio Aguiar publicado 21/02/2024 11h13, última modificação 21/02/2024 11h13

Por Stênio Aguiar

As dificuldades no atendimento médico em Montes Claros foi um dos principais temas da sessão ordinária na Câmara Municipal nessa terça-feira (20). A atuação da secretária municipal de Saúde, Dulce Pimenta, em relação à gestão foi discutida pelos vereadores, bem como a necessidade de ampliação do atendimento à população. As críticas ocorrem depois da suspensão do atendimento em algumas unidades básicas de saúde (UBS) da cidade.

O vereador Igor Dias (União), 1º-secretario da Casa legislativa, questionou as medidas que estão sendo adotadas para a implantação do programa de Residência que deve ser implementado nos bairros Jardim Primavera e Chiquinho Guimarães. “Acredito que o problema seja a falta de informação. É preciso ter muita cautela quando vai se implantar esse tipo de sistema novo, que pode ser positivo para a comunidade, mas é preciso dialogar com ela”, destacou.

O assunto também foi mencionado pela vice-presidente da Casa, Maria Helena (MDB), em relação à gestão da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Chiquinho Guimarães. A vereadora, que é presidente da Comissão de Saúde da Casa, ressaltou que uma das regras que preconizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é que a equipe de Saúde da Família tenha identificação com a comunidade. “Essa medida precisa ser observada para atender a demanda da população do bairro Chiquinho Guimarães. Isso, é inegociável”, acentuou.

O vereador Rodrigo Cadeirante (Rede), durante o seu pronunciamento disse que esteve na Unidade de Pronto Atendimento Chiquinho Guimarães, quando ouvir a população e os funcionários em relação aos serviços prestados à população. “As pessoas não podem ficar seis ou sete horas em espera por atendimento. Isso é inadmissível. Se estiver faltando médicos é preciso contratar mais profissionais para atendimento à população”, frisou.

A falta de médico também foi a preocupação do Reinaldo Carrapicho (Republicanos) em relação ao distrito de Santa Rosa de Lima. “No momento em que estamos vivendo uma situação preocupante em relação ao aumento do número de casos de dengue, chikungunya e zika, a Secretaria municipal de Saúde retira daquele distrito o único médico que ali atendia a população, sem dar nenhuma satisfação para os moradores daquele distrito. Esperamos que o retorno do atendimento seja imediata”, destaca.

A vereadora Graça da Casa do Motor (União), o aumento dos casos de dengue, zika e chikungunya requer que o poder publico e toda a população necessita adotar hábitos de prevenção destas arboviroses. O vereador Odair também demonstrou preocupação em relação à limpeza dos lotes vagos como ação em prol do combate às arboviroses.

O vereador Marcos Nem (PSC) cobrar a necessidade de ampliar a quantidade de agentes de saúde na comunidade rural de Peri-Peri.

O presidente da Casa, Junior Martins (Cidadania) falou sobre a reunião em que participou com o vice-prefeito no bairro Floresta. Mencionou ainda sobre a licitação para a construção das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) nos bairros Independência e Renascença para melhorar a condição de saúde da população de Montes Claros.

________________________________________

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br