Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores cobram o pagamento de emendas impositivas e asfaltamento de vias

Vereadores cobram o pagamento de emendas impositivas e asfaltamento de vias

por Stenio Aguiar publicado 09/05/2023 12h26, última modificação 09/05/2023 12h26

Por Stênio Aguiar

Um dos requerimentos aprovados na sessão ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros, nesta terça-feira (9), foi o da vereadora Ceci Protetora (PP), cobra do Executivo a celeridade no pagamento das emendas individuais dos vereadores (LOA 2023), em especial a destinada à Contribuição a Entidades de Proteção e Conservação Ambiental, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, no valor de R$ 462.616,97.

Outros 14 requerimentos também foram aprovados pelo plenário da Câmara de Vereadores. Um foi o da Comissão de Agricultura, que pede ao Executivo melhoria para a segurança do Mercado Municipal de Montes Claros com a instalação de câmeras de monitoramento. “O assunto é uma demanda dos comerciantes que trabalham no espaço, considerado patrimônio histórico e um dos pontos turísticos mais visitados da cidade”, disse a presidente da comissão, Graça da Casa do Motor. Com a aprovação do requerimento será enviado ofício ao prefeito Humberto Souto e ao secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Edílson Torquato.

O requerimento da vereadora Maria Helena (MDB), vice-presidente da Casa, reivindica a implantação de uma faixa elevada em frente à Escola Estadual João de Freitas Neto, bem como redutores de velocidade nas avenidas Mestra Rosa Chaves e Olímpio Teixeira Guimarães, no bairro Morada do Parque.

Outro requerimento, o da Comissão de Saúde, solicita o envio de ofício à Secretaria Municipal de Saúde sugerindo a contratação de servidores temporários para recompor os 207 servidores exonerados do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF).

O Requerimento nº 190, da vereadora Graça da Casa do Motor (União Brasil) solicita que a Reunião Ordinária do dia 15/06/2023, às 19 horas, fosse transformada em Reunião Especial, na qual será entregue o Título de Cidadã Benemérita à secretária de Planejamento e Gestão, Celeste Leite Fróes.

Maior frequência na realização de cursos e capacitações voltadas à educação e segurança no trânsito é o tema do requerimento da vereadora Professora Iara Pimentel (PT), que solicita o envio de ofício ao Executivo.

Educação

O requerimento nº 199, de autoria do vereador Daniel Dias (PC do B), e subscrito pelo vereador Edson Cabeleireiro (PV), solicita o envio de ofício ao Executivo, solicitando que seja garantido o direito ao recesso escolar aos profissionais da educação - Auxiliar de Secretaria de Educação Básica (ASEB), Auxiliar de Docência, Inspetor de aluno, Monitor de Informática, Supervisor, Cantineiro, Servente de Zeladoria e demais servidores da educação - nos meses de julho e outubro. “O requerimento é uma forma de valorizar os servidores da rede municipal de ensino”, disse Dias.

O requerimento do vereador Cláudio Rodrigues (Rede) solicita o envio de ofício ao Executivo para que seja feito estudo jurídico em relação à mudança no critério na convocação das vagas do processo de seleção pública simplificado da Secretaria Municipal de Educação.

Reforma e revitalização de espaço público

A reforma de praça é o tema de outros dois requerimentos. Um, de autoria do vereador Elair Gomes (MDB), envia ofício ao Executivo para a reforma da praça São Geraldo, no bairro São Geraldo II. O outro, de autoria do vereador Reinaldo Carrapicho (PRB), solicita a revitalização da praça no bairro Residencial Vitória II.

A limpeza e capina nos cemitérios Bonfim e Jardim da Esperança é o tema do requerimento do vereador Edmílson Bispo (PSD), e subscrito pela vereadora Graça da Casa do Motor (União Brasil), que solicita o envio de ofício ao Executivo para a realização da obra.

O Requerimento nº 193, do vereador Valdecy Contador (Cidadania), solicita ao Executivo a reforma do Ginásio Ana Lopes, no bairro Morada do Sol. “O requerimento foi elaborado levando em consideração a necessidade de melhoria no espaço para a prática de atividades esportivas”, destaca o parlamentar.

O estudo de viabilidade e execução de obras de restauração e revitalização das escadarias no bairro Vila São Francisco de Assis é o tema do requerimento da vereadora Julinha da Pastoral (Pode), que solicita o envio de ofício ao Executivo.

Asfaltamento de vias

O requerimento do vereador Raimundo do INSS (PDT), solicita um estudo de viabilidade técnica para asfaltamento da rua Espinosa, no bairro Bela Vista. “O asfaltamento visa melhorar as condições de tráfego local, contribuindo com a melhor qualidade de mobilidade urbana das pessoas que transitam pela via pública”, pondera.

O asfaltamento também é o tema do Requerimento nº 202, de autoria do vereador Rodrigo Cadeirante (Rede), que solicita a pavimentação da estrada principal que liga o bairro São Geraldo II à Comunidade de Gameleira.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br