Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores chamam a atenção para necessidades das comunidades rurais

Vereadores chamam a atenção para necessidades das comunidades rurais

por Selma Gonçalves publicado 22/02/2024 09h10, última modificação 22/02/2024 09h29
Vereadores chamam a atenção para necessidades das comunidades rurais

Foto: Gazeta Norte Mineira

Por Selma Gonçalves

As necessidades das comunidades rurais de Montes Claros foram alguns dos assuntos debatidos na reunião ordinária dessa terça-feira (20).

Na área da Educação, o vereador Daniel Dias (PCdoB) cobrou a volta do pagamento do vale-transporte para os servidores, como os auxiliares de Secretária da Educação Básica, e pediu que o valor para os que atuam na zona rural seja diferenciado, já que o tempo gasto para chegar à unidade de ensino é maior do que os que trabalham na zona urbana.

O vereador explicou que há um decreto impedindo que alguns servidores recebam quatro passagens diárias, mesmo fazendo oito horas dia, ou seja, duas jornadas de quatro horas e cobrou a liberação do benefício. Daniel destacou que para o pessoal da zona rural o valor deveria ser maior, isso porque o profissional gasta mais com transporte do que quem atua na cidade: “Em alguns locais o servidor acaba pagando até 30 reais para chegar ao trabalho, por isso, é injusto ele receber o mesmo valor do vale-transporte de quem trabalha na zona urbana”, comentou o parlamentar.

Meio ambiente

O vereador Soter Magno falou sobre a importância da população, sobretudo da zona rural, se comprometer com a preservação do meio ambiente e alertou que o descarte incorreto do lixo em alguns pontos, acaba poluindo a natureza, a imagem da cidade, além trazer perigo para a saúde. O parlamentar apresentou um vídeo mostrando a situação em trecho da BR 135, na Estrada da Produção, onde constantemente são descartados lixo e entulho de maneira irregular: “Isso acontece em muitas entradas e saídas da zona rural para a cidade. Ninguém sai da cidade para jogar o lixo nesses locais, são pessoas que vem da zona rural e descartam esses resíduos de forma irregular. A prefeitura recolhe, mas, a situação sempre se repete. Esse é um dos motivos da proliferação do mosquito da dengue que está adoecendo tanta gente”, ressaltou Soter que falou também sobre a destinação correta das garrafas não-retornáveis que são moídas e transformadas em blocos gerando produtos sustentáveis e renda para muitas famílias.

O vereador Marcos Nem anunciou a instalação de uma lixeira na entrada comunidade de Peri-Peri, pedido antigo dos moradores, dando assim, continuidade ao projeto “ecopontos”.

O projeto de instalação de lixeiras de grande porte nos distritos e nas comunidades que margeiam as principais estradas do município, em locais de fácil acesso, foi inciado no primeiro mandato de Humberto Souto. O objetivo é a maior comodidade na destinação do lixo, evitando que os dejetos e resíduos sejam dispensados aleatoriamente e de forma inadequada no meio ambiente. Marcos Nem criticou a situação da estrada de acesso à comunidade de Jardim Alegre e cobrou a reforma já autorizada pelo prefeito, que vai atender também aos moradores da região de Pau-Ferro e Rio Verde.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc