Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Trilhas da Leitura recebe homenagem da Câmara

Trilhas da Leitura recebe homenagem da Câmara

por rayhannetallis@gmail.com publicado 15/12/2023 12h45, última modificação 15/12/2023 14h00

Por Arthur Amorim Jr.

A Câmara de Vereadores realizou na noite desta quinta-feira (14), sessão especial com dupla homenagem, aos 10 anos de implantação do projeto Montes Claros na Trilha da Leitura e à sua idealizadora, a professora Éllen Cássia Esteves Costa Santa Rosa, com o título de Cidadã Honorária. O evento contou com a participação de professoras e pessoas ligadas ao projeto, alunos e familiares. A iniciativa da homenagem é do vereador Cláudio Rodrigues (Rede), que também presidiu a solenidade.

O proponente enfatizou a importância do projeto e a merecida dupla homenagem. “Falar do projeto Trilha da Leitura, é também falar da professora Ellen Santa Rosa. É uma mistura de autor e obra, criador e criatura. Como vereador e como cidadão montes-clarense, me sinto honrado em anunciar a homenagem a este projeto que nesses 10 anos de existência vem cumprindo a missão de promover e incentivar o hábito da leitura, promovendo o prazer de estudar”, afirmou o vereador.

A secretária municipal de Educação, Rejane Veloso, assinalou a dedicação e o empenho da professora Éllen Santa Rosa para fazer com que o projeto viabilize. “O projeto é grandioso porque todas as integrantes enxergam na sua coordenadora uma pessoa dedicada. Como todo projeto, o Trilha da Leitura começou pequeno, mas atualmente é solicitado não só no município, mas em outras cidades da região. Por isso, já está passando da hora deste projeto se transformar em um programa”, disse.

A homenageada, professora Éllen Cássia Esteves Costa Santa Rosa, agradeceu pelo título recebido e ressaltou que a educação de Montes Claros entre tantos avanços.“Este projeto destaca-se por um trabalho ímpar de literatura, que neste ano chega à sua primeira década de existência, sempre pautado por um trabalho que leva no seu bojo o ideal de uma educação humanizada a partir da formação de leitores e de comunidades leitoras, com ações que oportunizam a leitura e escrita visando o letramento literário. A semente foi plantada. Cabe a cada um de nós a responsabilidade de cultivar, de cuidar, para que possam adolescer e amadurecer. Coragem! Que venham mais 10 anos!”

PROFESSORAS HOMENAGEADAS

Ainda durante a solenidade, 43 professoras integrantes do projeto Montes Claros na Trilha da Leitura foram também homenageadas:

1 - Aline de Cássia Dias de Souza

2 - Andréa Cilene Gusmão de Souza

3 - Celecina Rodrigues Madureira (in memoriam)

4 - Christiane Oliveira

28 – Lorena Passos Freitas

29 – Luciana Gomes Rocga

30 – Ludmila Soares Tito

31 – Maria Nazaré Antunes (In memoriam)

32 – Magna Afonso de Morais

33 – Maria Deusdima Silva

34 – Maria Guilhermina das Graças Alves

35 – Maria Zélia Silva Ferreira

36 – Mariângela Oliveira

37 – Marly Aparecida Lima

38- Patrícia Pereira da Silva Ferreira

39 – Ruth Nobre Aguiar

40 – Sayonara Carlos Nascimento

41 – Sidnéia Lopes Silva

42 – Simone Moreira Soares

43 – Suely da Silva Brant

TRILHAS DA LEITURA

O projeto Montes Claros na Trilha da Leitura é desenvolvido pelo Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros desde o ano de 2013. O objetivo é incentivar a prática da leitura literária, nos mais diferentes espaços, utilizando suportes e estratégias que visam o desenvolvimento da leitura e, consequentemente, da escrita. Ele é formado por uma equipe de professores do próprio município, que se veste de teatro, poesia para despertar a criatividade e a imaginação, através dos personagens exclusivos que compõem a Turma da Leitura. A Lalinha, o Lelêu, a Leleia, a vovó, a Fadinha, entre tantos outros, que apresentam a literatura como direto, como condição para vivência da cidadania.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
www.facebook.com/camaramoc