Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara realiza sessão especial em homenagem aos 150 anos da Santa Casa

Câmara realiza sessão especial em homenagem aos 150 anos da Santa Casa

por Selma Gonçalves publicado 21/10/2021 14h50, última modificação 21/10/2021 16h30

Por Selma Gonçalves

A Câmara de Vereadores de Montes Claros realizou na manhã desta quinta-feira (21), sessão especial em homenagem aos 150 anos da Santa Casa. Participaram da solenidade amigos, diretores, colaboradores do hospital, deputados federais, estaduais e os 23 vereadores da Casa Legislativa.

O autor da proposição, vereador Marcos Nem (PSC), em seu pronunciamento, falou sobre o privilégio de, juntos com os colegas parlamentares, homenagear a Santa Casa pelos 150 anos de apoio e assistência à população de Montes Claros, Norte de Minas até sul da Bahia. De acordo com o parlamentar só na região são 89 municípios assistidos pelo hospital que é referência em assistência médica para todo o país. O parlamentar destacou que a instituição tem um dos melhores corpos clínicos, é a segunda maior maternidade em número de partos no estado, presta atendimento em todas as especialidades, realiza vários tipos de transplantes, sendo referência oncológica, e conta com uma unidade exclusiva para o tratamento do AVC.

Um hospital com quase dois milhões de atendimento por ano, atendimento de qualidade e, por isso, merece nosso respeito e homenagem. A nova administração fez e faz toda a diferença na ampliação do atendimento humanizado em todas as áreas do SUS, o que levou a instituição a ganhar vários prêmios como uma dos melhores do Brasil.

 O parlamentar destacou a atuação da Santa Casa durante a pandemia: “A Câmara reconhece o valor desta instituição nesta pandemia que brilhantemente e, acima de sua capacidade, lutou e luta bravamente para salvar vidas. Nossa gratidão a todo o corpo da Santa Casa”, agradeceu Marcos Nem.

O Deputado Carlos Pimenta, que participou da solenidade via remota, destacou a atuação do corpo clínico e dos diretores: “Uma das maiores instituições que com muita competência enfrentou brilhantemente uma das piores pandemias sem falar na triste história do atentado à creche em Janaúba”, ressaltou Carlos Pimenta

O deputado Paulo Guedes destacou a iniciativa do vereador Marcos Nem em homenagear a Santa Casa e o apoio dos parlamentares em aprovar por unanimidade esse reconhecimento. O deputado, que teve um irmão com Covid cuidado pela equipe da Santa Casa, fez questão de agradecer o empenho de todos.

Meu irmão chegou praticamente morto. 93 por cento dos pulmões comprometidos e a equipe santa Casa conseguiu devolver a vida ao meu irmão.Agradeço não apenas por meu irmão mas por todos que precisaram e tiveram o cuidado da Santa Casa. O mínimo que podemos fazer é esforçar na busca por mais recursos para o trabalho brilhante da Santa Casa” destacou o deputado.

Também representante do Norte de Minas no Congresso Nacional, Marcelo Freitas parabenizou a iniciativa do vereador Marcos Nem pela justa homenagem, aprovada por todos os parlamentares. Elogiou o trabalho da Casa, feito em parceira com o executivo, que tem sido a diferença no estado.

Ao falar sobre a homenagem o deputado federal também contou sua experiência com a instituição durante a pandemia. Tive vários familiares internados. Minha mãe, por exemplo, ficou por vinte dias na UTI e eu pude ver a relevância da Santa Casa. Presenciei alguém limpando minha mãe, entubada, com tanto carinho… E é por isso que,em nome desses anônimos, quero reconhecer e elogiar o trabalho de todos os colaboradores e um dos melhores corpos clínicos do Brasil. Parabéns Santa Casa pelos seus 150 anos” finalizou o deputado.

Também de forma virtual o deputado estadual Gil Pereira saldou a Câmara pela homenagem. Elogiou e agradeceu ao prefeito e vice, aos deputados federais e estaduais que lutam por uma cidade mais justa.

Eu nasci, na Santa Casa, meus três filhos e minha neta também nasceram lá. Tenho muito orgulho de trabalhar em prol do desenvolvimento desta instituição que tem ganhado títulos nacionais e internacionais por esse cuidado e amor a vida. Parabéns a todos da Santa Casa, principalmente aqueles que anonimamente fazem do hospital, uma das melhores instituições do Brasil”, finalizou Gil Pereira.

Humberto Souto de forma remota destacou o trabalho da Santa Casa que há 150 anos se empenha a salvar vida e ajudar a população de Montes Claros e região.

A prefeitura contrata os serviços da instituição e acompanhamos de perto e reconhecemos o empenho não só da diretora mas também do corpo médico, atendentes e colaboradores que fazem o trabalho mais simples mas de fundamental importância para fazer do hospital um dos melhores, não só no cuidado com a saúde mas também o sentimento de solidariedade, fraternidade com o próximo. Nestes 150 anos, quantas coisas aconteceram? Quantas lutas, dores, alegrias, vidas. Neste período de pandemia a Santa Casa entrou como defensora da vida, mesmo diante de dificuldades, não faltou empenho e luta” disse o prefeito.

O proponente da homenagem Marcos Nem e todos os parlamentares entregaram a placa alusiva aos 150 anos da Santa Casa à direção da instituição representada pelo primeiro vice-provedor Armênio Veloso, seguindo vice-provedor  Murilo Maciel, o superintendente Maurício Sérgio e os diretores: Hugo Soares, Alex Fabiano Rocha Vieira, Leandro Sarmento Moreira, Carlos José Almeida, Paulo Renato Denutti, Francisco de Assis Barros, Cláudia Fonseca, Geraldo Alcântara.

Em nome da Santa Casa o superintendente Maurício Sérgio agradeceu a homenagem, a participação de todas as autoridades e corpo clínico da instituição na sessão solene. Aos deputados federais agradeceu o trabalho feito em conjunto um trabalho voltado para a saúde. Aos deputados estaduais o empenho em buscar e recursos para manter os atendimentos plenos no hospital da santa Casa.

Com a ajuda dos políticos, parceiros como Lions, Rotarys, empresas e voluntários podemos desenvolver muitos projetos de melhoria física e também na humanização do serviço, principalmente pelo SUS.

150 anos de história não pode ser contada sem citar a irmã Beata que teve um papel fundamental. Ela que começou ajudando nos partos em duas casinhas e por essa iniciativa, hoje temos a segunda maior maternidade do estado, realizando de 16 a 20 partos por dia. Não só a maternidade, a Santa Casa hoje com quase todas as especialidades é uma das referências do país” destacou o superintendente.

 NOVO PROJETO SANTA CASA

 Em seu discurso o superintendente falou do mais novo projeto em execução.

Com a aprovação da prefeitura e dos vereadores a Santa Casa implantará duas torres que vão contribuir de forma significante para este novo conceito de saúde em nossa Montes Claros. Serão 120 novos leitos, 10 salas de cirurgias,10 leitos de CTI,  além de toda área de apoio. O projeto se encontra em análise na prefeitura que já fez algumas observações para alterações e creio que, em breve, com apoio desta Casa legislativa e prefeitura, vamos inaugurar esta nova estrutura que vai garantir à nossa cidade uma saúde muito melhor” destacou Maurício.

 No encerramento da solenidade o presidente da Casa Legislativa, vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) falou do papel do parlamentar que é legislar, fiscalizar e homenagear instituições e projetos que fazem da nossa Montes Claros uma cidade melhor.

Uma homenagem aos 150 anos do cumprimento da nobre e desafiadora missão de promover soluções em saúde, de forma autossustentável, com qualidade, responsabilidade socioambiental, e ética cristã, de forma confiável, humanizada, comprometida com o ensino e a pesquisa, com profissionalismo, segurança, transparência e filantropia. A todos aqueles que contribuíram para a construção desses 150 anos de história, recebam a homenagem, o reconhecimento e o abraço dos 23 vereadores e servidores da Câmara Municipal”, finalizou o presidente.

 _______________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Mídias Sociais

Facebook   Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo