Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Senar celebra 30 anos de fundação

Senar celebra 30 anos de fundação

por Cristine Antonini publicado 26/10/2023 11h54, última modificação 26/10/2023 11h54
Senar celebra 30 anos de fundação

Foto: Ricardo Guimarães/Faemg Senar

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara de Montes Claros realizou, nesta quarta-feira (25), sessão especial para homenagear o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MG) pelos 30 anos de fundação em Minas Gerais. A proposição foi de iniciativa do vereador Wilton Dias (PTB). O Senar foi instituído pela Constituição Federal de 1988, com o intuito de promover a capacitação profissional e social no campo. Em Montes Claros, o serviço funciona desde 1995.

O vereador Wilton Dias enfatizou que somente no Norte de Minas, 70 municípios são atendidos em parceria com os sindicatos rurais e entidades cooperadas. Além de ações, cursos, treinamentos e capacitação, contribuindo com a evolução de indicadores sociais e econômicos do agro.

Celebrar esse momento é, principalmente, honrar todos que pensaram, idealizaram, implementaram, construíram e fizeram crescer um grande sonho, um grande projeto. Afinal, essa empresa se dedica à capacitação do produtor e do trabalhador rural, à promoção social e ao estímulo à inovação e tecnologia do campo”, pontuou o parlamentar.

De acordo com dados do Senar, ao longo desse tempo, mais de 30 mil produtores rurais foram atendidos no programa de Assistência Técnica e Gerencial em Minas. Com a metodologia gratuita, com foco na geração de renda, melhoria da produção e na gestação rural de forma educativa, contribuindo para a evolução socioeconômica.

No ano de 2022 atendemos 14.985 produtores com 1.466 cursos e treinamentos, ainda temos o Programa de Assistência Técnica e Gerencial que atende cinco cadeias produtivas (apicultura, avicultura, bovinocultura de leite e de corte e agroindústria de derivados lácteos) no Norte de Minas, com 1.477 propriedades rurais sendo assistidas”, destacou o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Dirceu Martins.

O presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, Alexandre Rocha, ponderou que desde a criação do escritório regional do Senar no município, o Sindicato promoveu mais de 3 mil cursos, beneficiando mais de 100 mil produtores rurais. Ele ainda enfatizou que somente em 2023, foram mais de 100 cursos e treinamentos realizados, além de turmas de Assistência Técnica e Gerencial em andamento nas áreas de apicultura, bovinocultura de corte e bovinocultura de leite.

O Senar é uma instituição fundamental para o nosso setor. Através de cursos e programas, ministrados por profissionais qualificados e atualizados com as últimas tecnologias, oferece aos produtores rurais as ferramentas necessárias para melhorar a produtividade, a qualidade e a rentabilidade de suas propriedades”, finalizou o presidente.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
www.facebook.com/camaramoc