Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Seminário incentiva câmaras implantarem escolas do legislativo

Seminário incentiva câmaras implantarem escolas do legislativo

por Cristine Antonini publicado 17/06/2021 12h01, última modificação 17/06/2021 12h01

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara de Montes Claros promoveu na manhã de hoje, 17, seminário para discutir sobre a “Implantação da Escola do Legislativo no âmbito municipal”. O evento teve o objetivo de orientar câmaras municipais do Norte de Minas no processo de criação do projeto escola do legislativo, bem como do parlamento jovem. 

A ideia do seminário é que cada câmara da região possa criar sua própria escola do legislativo. A servidora Macreyde Valésia Caldeira, que participou do processo de fundação da Escola do Legislativo, na Câmara Municipal de Montes Claros, mostrou os passos a serem seguidos para consolidar o projeto, independente do tamanho da câmara. Em Montes Claros, o projeto foi iniciado em 2007 e em 2010 o Parlamento Jovem. 

“Iniciamos com uma comissão de funcionários efetivos da câmara que analisou as necessidades para criar a Escola do Legislativo e de qual forma poderíamos fortalecer nossa sociedade. Fizemos um levantamento com as demandas, nos capacitamos com diversos cursos oferecidos pela assembleia e fizemos um grande trabalho em equipe”, destacou a servidora Macreyde Caldeira que é a coordenadora das Comissões da Câmara Municipal de Montes Claros.  

A gerente geral da Escola do Legislativo da Assembleia de Minas, Ruth de Castro, pontuou que um dos fundamentos do projeto é a função educativa, ensinando a cidadania e a necessidade do diálogo entre o Poder Público com a sociedade. 

“O Parlamento Jovem é extremamente importante para a democracia e liberdade. É mostrar para os jovens que o poder está nas mãos deles e por isso é importante saber escolher bem nossos representantes”, afirmou a gerente geral. 

De acordo com dados da Assembleia de Minas, no Brasil existem cerca de 250 Escolas do Legislativo, dessas 90 estão em Minas Gerais e atualmente 123 Câmaras estão participando do Parlamento Jovem 2021. Atualmente, a Câmara de Montes Claros coordena o Polo Norte, que integra oito municípios: Bonito de Minas, Botumirim, Francisco Sá, São João da Ponte, Pedra Azul, Montalvânia e Varzelândia. 

A iniciativa faz parte da proposta da atual legislatura de promover a integração e o fortalecimento dos legislativos municipais da região. “Nesse espaço, temos a oportunidade de promover a educação de nossos jovens nos princípios da liberdade, no conhecimento das leis comuns, no respeito ao direito de todos, na compreensão de suas dificuldades, e na confiança da grandeza de seu futuro”, ressaltou o presidente da Câmara de Montes Claros, vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania). 

Também participou do seminário, o presidente da Associação dos Vereadores da Área Mineira da Sudene (Avams), vereador Daniel Dias (PCdoB), que enalteceu o projeto, destacando a importância da participação do jovem na política. 
 
A palestra completa está no canal da TV Câmara no Youtube. 

Escola do Legislativo

Criada em 1992 pela Assembleia de Minas, a Escola do Legislativo tem o objetivo de promover ações de capacitação e atualização de deputados e servidores, e formação técnica e política a diversos públicos externos, como agentes públicos, lideranças comunitárias e entidades, além dos demais cidadãos interessados na atuação do Legislativo. 

__________________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Mídias Sociais

Facebook   Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo