Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Segurança no campo é discutida em audiência

Segurança no campo é discutida em audiência

por Selma Gonçalves publicado 02/06/2022 12h30, última modificação 02/06/2022 12h35

Por Selma Gonçalves

A Câmara de vereadores realizou na manhã desta quinta-feira (02) audiência pública para discutir a segurança no campo. A proposta foi apresentada pela vice-presidente da Casa Graça da Casa do Motor (PSL) e teve o apoio de todos os parlamentares.

Participaram da audiência os vereadores, representantes de comunidades rurais, o Secretário Municipal de Defesa Social Anderson Chaves, deputado Carlos Pimenta, o comandante do 11ª Região Integrada de Segura Pública da Polícia Militar de MG Coronel Gildásio Rômulo Gonçalves; comandante do 50º Batalhão da Polícia Militar Tenente-coronel Guilherme Antunes Machado; comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar Tenente-coronel Luciano Magalhães Chaves; representante da comunidade rural de Lavaginha Hélio Marcos Gonçalves; presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Montes Claros Robson Damião Leal Araújo; presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros Fernanda Letícia Oliveira Leite.

A vereadora proponente da audiência, falou da sensação de insegurança que vive a população da zona rural com o alto índice de criminalidade e, por isso, a necessidade de projetos e políticas públicas para garantir mais segurança. Em Montes Claros são 200 comunidades e 10 distritos em uma extensão de mais de oito mil quilômetros de estradas vicinais

Graça lembrou que hoje, com o aumento de furtos, roubos é quase impossível deixar o imóvel sem alguém para vigiar: “Vir à cidade para fazer compras ou consulta médica virou um problema. Outra situação que prejudica a segurança no campo é a chegada das drogas. Com o aumento da população na zona rural aumentou também a violência” lembrou Graça.

A vereadora cobrou, mais uma vez, intenso patrulhamento rural e maior interação das polícias com os presidentes das comunidades: “Eles estão acompanhando o dia a dia da população local e podem ajudar com informações sobre os fatos ocorridos”, comentou Graça que lembrou também da necessidade de melhorar também o sinal de internet: “Infelizmente 60 por cento da zona rural não conta com esse serviço. Por isso, o empenho dos nossos deputados”, enfatizou.

Todos os convidados responderam questionamentos dos participantes que reclamaram, dentre outros assuntos, da demora no atendimento da polícia e da necessidade de mais policiamento nas localidades.

O Secretário Municipal de Defesa Social Anderson Chaves destacou o empenho dos parlamentares envolvidos com as comunidades e lembrou do trabalho da secretaria, realizado em conjunto com a PM, na busca por mais segurança no campo se colocando à disposição para um trabalho em parceria com as comunidades.

O deputado Carlos Pimenta se comprometeu destinar emendas para garantir mais viaturas para a Polícia Militar e Guarda Municipal. Sobre a Guarda Municipal o deputado lembrou do projeto de lei, do qual o deputado Federal Marcelo Freitas está a frente, que prevê o porte de arma para os guardas municipais do Brasil, em serviço ou não. No dia 30 deste mês o assunto estará em discussão em Belo Horizonte.

O Deputado se dispôs a, junto com o Secretário Municipal de Defesa Social e Câmara Municipal, elaborar um projeto para instalação de câmeras de segurança nas principais entradas das comunidades.

O coronel Rômulo propôs aos representantes das comunidades, uma reunião após a audiência para definir ações conjuntas que podem garantir mais segurança no campo e destacou: “A polícia militar pode muito mas não pode tudo e por isso, é fundamental o envolvimento de todos para uma otimização do trabalho da PM”, comentou o coronel que destacou também a importância de câmeras de segurança que podem, com certeza, auxiliar na identificação de infratores.

O comandante falou também da eficácia do programa “vizinhos protegidos”: “ A segurança imediata que o morador tem é o vizinho. Vocês conhecem as pessoas que moram ou transitam pela comunidade e por isso, qualquer comportamento diferente do usual pode e deve ser comunicado ao vizinho”, lembrou o coronel que colocou a PM à disposição das comunidades que queiram implantar o programa.

O tenente-coronel Guilherme Antunes, se comprometeu a procurar todos os líderes comunitários para entender a demanda de cada localidade e assim melhorar o serviço da Polícia Militar na zona rural.

_______________________________

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br