Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Segurança escolar em debate na Câmara de Vereadores

Segurança escolar em debate na Câmara de Vereadores

por Selma Gonçalves publicado 13/04/2023 13h36, última modificação 13/04/2023 13h36

Por Selma Gonçalves

A Câmara de Vereadores realizou na manhã desta quinta-feira (13) audiência pública para discutir políticas públicas para segurança escolar. A proposição foi do vereador Edson cabeleireiro (PV). O parlamentar destacou a necessidade de verificar a raiz do problema e buscar soluções para oferecer segurança nas escolas, principalmente depois dos massacres e tentativas em instituições de ensino no país.

Edson cabeleireiro falou sobre os dois anteprojetos, apresentados por ele, na Casa Legislativa. Um estabelece políticas públicas para segurança escolar nas instituições públicas e privadas de ensino de Montes Claros. O outro propõem a criação da guarda municipal escolar no município.

Participaram da audiência o vice-prefeito, representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Conselho dos direitos da Criança e Adolescentes, Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Educação. Todos falaram sobre as denúncias recebidas e investigadas e o que está sendo feito para garantir mais segurança.

Pais, alunos, diretores e professores de escolas públicas e privadas também participaram de forma presencial e remota, através do canal da TV Câmara no YouTube.

Eles falaram da insegurança, medo e pediram, principalmente, mais policiais nas instituições e treinamento dos funcionários das mesmas.

Os vereadores destacaram requerimentos e projetos apresentados além de propor ações que podem ajudar na segurança.

O vereador Edmílson Bispo (PSD) destacou seu requerimento pedindo a implantação do dispositivo “botão do pânico” que, ao ser acionado, a viatura mais perto da unidade de ensino receberá o alerta e seguirá, imediatamente, ao local para atender tais situações.

Wilton Dias (PTB) destacou a necessidade da instalação de porta eletrônica com detectores de metais nas escolas locais. Falou da importância das instituições de segurança e comunidade se unirem em prol da comunidade escolar e destacou, com pedido ao prefeito, sobre o uso de armas pela Guarda Municipal.

O parlamentar Rodrigo Cadeirante (Rede) cobrou mais empenho e atenção da classe política na questão em debate.

Cláudio Rodrigues (Rede) sugeriu reforço na guarda municipal e defendeu que aumentando o efetivo os mesmos poderiam atuar também nas escolas.

Igor Dias (União Brasil) sugeriu a contratação de empresa especializada em segurança, com profissionais treinados para auxiliar nas recepções das escolas e em seus variados ambientes, bem como a instalação de cercas elétricas, concertinas e sistemas de registro de imagens e monitoramento eletrônico.

O presidente da Comissão Permanente de Educação, vereador Daniel Dias (PC do B) destacou a necessidade de buscar soluções e criar medidas que deem segurança aos pais e alunos.

A vereadora Graça da Casa do Motor (União Brasil) ressaltou a necessidade de mais investimento na segurança em escolas das comunidades e distritos.

Os parlamentares Professora Iara Pimentel (PT), Igor Dias (União Brasil), Julinha da Pastoral (Pode), Valdecy Contador (Cidadania), Raimundo do INSS (PDT), Odair Ferreira (SD), Maria Helena Lopes (MDB), além de pedir o reforço no policiamento, destacaram a necessidade dos pais participarem da vida escolar e ficar atentos aos conteúdos das redes sociais dos filhos e também as companhias dos mesmos. Eles também destacaram a importância da não propagação de fake news e a necessidade de denunciar ameaças e buscar ajuda quando necessário.

Aldair Fagundes (Cidadania) lembrou do caso de ameaça que foi interceptado em minutos depois de uma rápida ação de comunicação entre o parlamentar, secretária de educação e secretário de defesa social e sugeriu a criação urgente de um canal de denúncias.

O presidente da Câmara vereador Junior Martins (Cidadania) encerrou o evento destacando a necessidade de se investir na base da sociedade que é a família. Lembrou que o papel do professor é alfabetizar e é dos pais a obrigação de educar os filhos. Junior Martins propôs a criação do Conselho de Segurança pública com a participação de pais e sugeriu a implantação do sistema “olho vivo”, da PM, nas escolas.

As pessoas que estavam acompanhando a audiência de forma presencial e via remota também fizeram reclamações e sugestões. Todas as propostas apresentadas na audiência serão encaminhadas ao prefeito Humberto Souto e serão acompanhadas pelos vereadores da Câmara Municipal de Montes Claros.

____________________

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br