Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Segurança e revitalização da Praça Dr. João Alves são temas de audiência pública

por Gissele Niza publicado 03/05/2023 10h25, última modificação 03/05/2023 11h09

Por Gissele Niza

A Câmara de Montes Claros promoveu na manhã desta quarta-feira (03/05), audiência pública sobre a revitalização da Praça Doutor João Alves e ações de segurança ao entorno da Escola Estadual Gonçalves Chaves. O evento foi proposto pela vereadora Julinha da Pastoral (Pode).

A vereadora relacionou os principais problemas enfrentados e cobrou do município ações efetivas para solucioná-los. “A questão da praça Dr. João Alves é muito ampla, vai desde a revitalização a segurança da população, dos comerciantes e da comunidade escolar da Escola Estadual Gonçalves Chaves. Os moradores em situação de rua estão tomando o local, inclusive morando na calçada do Automóvel Clube, espaço histórico na cultura e política da cidade. As pessoas que passam pelo local estão presenciando situações constrangedoras, estão inseguras, com medo. Isso não pode acontecer. É preciso que a praça seja revitalizada urgentemente. É preciso que haja intervenção do município, que seja instalado o Olho Vivo e que as rondas da Guarda Municipal e da Polícia Militar se intensifiquem”, enfatizou Julinha.

A insegurança da comunidade escolar foi ressaltada pelo diretor da Escola Estadual Gonçalves Chaves, Frederico Alves Mota. “Entendemos que as pessoas em situação de rua tem o direito de estar em qualquer lugar da cidade, mas isso não quer dizer tirar o direito de outras pessoas. Além do uso de drogas, as pessoas também estão tomando banho e fazendo suas necessidades fisiológicas em plena praça, a luz do dia. A situação gera insegurança não só para os pais que levam seus filhos para a escola, mas para toda comunidade e sociedade”, afirmou Frederico.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros – CDL, Ernandes Ferreira, destacou o potencial turístico e do comércio local. “Não podemos acomodar com a situação. Devemos buscar soluções imediatas para que estes problemas sejam resolvidos. Montes Claros tem um potencial econômico pujante e este deve ser incentivado e não afastado”, finalizou Ernandes.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Sóter Magno, pontuou que o município tem realizado ações para revitalização da praça, inclusive foram plantadas várias mudas, mas foram roubadas. Também participaram do evento representantes das secretarias municipais de Saúde, de Educação, de Desenvolvimento Social, de Assistência Social e de Defesa Social.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc