Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Secretaria de Saúde apresenta dados sobre as arboviroses

Secretaria de Saúde apresenta dados sobre as arboviroses

por Cristine Antonini publicado 05/04/2023 11h15, última modificação 05/04/2023 11h17

POR CHRISTINE ANTONINI

Na manhã desta quarta-feira (5), a Secretaria Municipal de Saúde apresentou para Câmara de Montes Claros dados sobre arboviroses e as ações de enfrentamento contra as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.

De acordo com dados apresentados, no primeiro trimestre de 2023, foram notificados 139 casos de dengue (com uma morte), 1.171 casos de chikungunya (com quatro mortes) e 115 casos de Zika notificados, com uma confirmação da doença.

Em relação a dengue de 2020 a 2023 o número de notificações aumentou 19.174 – passando de 918 casos para 20.092. Os bairros com maior índice de dengue são o Independência (849), Maracanã (709) e Vila Atlântida (472).

Em relação à chikungunya, no mesmo período acima, o número subiu de 33 para 8.789. Os bairros com maior índice da doença são Maracanã (279), Jardim Palmeiras (258) e Vila Guilhermina (228). Já em relação ao Zika Vírus, a secretaria possui somente as notificações que passaram de 26 em 2020 para 80 em 2023.

ESTRATÉGIAS APLICADAS

A secretaria também apresentou as estratégias que o município tem feito para reduzir os índices citados acima. No caso das arboviroses a prevenção é o melhor caminho, como evitar água parada e recipientes que possam acumular água, pois, esses são os lugares para proliferação do mosquito Aedes aegypti.

• Ampliação do número de máquinas de UBV portátil e de veículos acoplados

• Intensificação das rotas de veículos de fumacê/UBV que atuam na madrugada e noite – 5h às 8h e das 18h às 22h

• Convocação de 230 agentes de endemias que passaram no processo seletivo

• Visitas domiciliares

• Mutirão de limpeza em 100 bairros da cidade onde foram recolhidos mil toneladas de materiais que poderiam ser possível lugar de foco do mosquito

AMBULATÓRIO PÓS-CHIKUNGUNYA

O município criou um ambulatório para atender os pacientes vítimas da chikungunya, uma vez que mesmo com a cura da doença, algumas pessoas continuam com sequelas por algum tempo, como fortes dores nas articulações e febre. O ambulatório fica na rua Geovane Soares da Cruz, n°647 – bairro de Lourdes – o agendamento deve ser feito no PSF do bairro do morador. Uma das inovações é a laserterapia que ajuda a diminuir as dores do paciente. No local, também é oferecido o serviço de fisioterapia e fonoaudiologia.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc