Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Saúde Pública é destaque na Câmara

Saúde Pública é destaque na Câmara

por Selma Gonçalves publicado 14/02/2023 13h06, última modificação 14/02/2023 13h06
   Saúde Pública é destaque na Câmara

Foto: parademinas.mg.gov.b

Por Selma Gonçalves

Infraestrutura, espaço para lazer e esporte e valorização do servidor público foram alguns dos temas discutidos na Câmara de Vereadores de Montes Claros. Na sessão ordinária desta terça-feira (14) foram aprovados dois projetos e 14 requerimentos. A saúde pública foi um dos principais assuntos da pauta do dia.

Os parlamentares cobraram intensificação nas campanhas de conscientização da população para combate ao mosquito aedes aegypti transmissor da dengue, zica, febre amarela e Chikungunya.

O vereador Odair Ferreira (SD) falou a necessidade e importância do carro fumacê na aplicação de inseticida em regiões onde foram notificados casos dessas doenças. “Temos sofrido muito com essa epidemia de dengue e chikungunya e o carro fumacê é mais uma arma contra essas doenças”, disse Odair.

Rodrigo Cadeirante apresentou requerimento sugerindo a secretaria de saúde a disponibilização de repelentes para os profissionais que atuam na linha de frente do combate às endemias na zona rural e bairros, que registram altos índices de infestação do mosquito. O Vereador Igor Dias (União Brasil) cobrou solução para diminuir a fila para cirurgias eletivas que já ultrapassa 10 mil pacientes.

Estamos vivendo um problema sério e crônico e é preciso tartar com a devida atenção.Nós como vereadores temos que ser instrumentos de mediação e cobrar a missão dos hospitais filantrópicos, da prefeitura que é cuidar do povo com dignidade e de maneira satisfatória”, ressaltou Igor.

A boa notícia é a reativação e o fortalecimento da Associação dos Diabéticos de Montes Claros. O vereador Marlus do Independência (PT) falou sobre o assunto na tribuna e da importância da Casa legislativa e executivo abraçarem a causa.

Restabelecer a Adnorte era uma necessidade. Hoje, graças a Deus e ajuda de amigos e parceiros estamos conseguindo reestruturar a associação. Atualmente, Montes Claros tem cerca de 40 mil diabéticos e muitas vezes tem seu quadro agravado pela falta de informação. A Adnorte terá a finalidade de levar informação e garantir aos portadores dessa doença o tratamento e uma qualidade de vida melhor, sabendo conviver com o diabetes”, ressaltou Marlus.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc