Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Saúde e infraestrutura são destaques em reunião da Câmara

Saúde e infraestrutura são destaques em reunião da Câmara

por Selma Gonçalves publicado 15/02/2024 10h50, última modificação 14/03/2024 10h28

Por Selma Gonçalves e  Stênio Aguiar

Na reunião ordinária desta quinta-feira(15) vereadores aprovaram três requerimentos e um projeto.

O segundo vice-secretário da Casa, vereador Wilton Dias (PTB) apresentou requerimento solicitando estudo de viabilidade de construção de um Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, na região do Grande Maracanã.

Wilton Dias lembra que a quantidade de pessoas com transtornos mentais aumentou demasiadamente após a pandemia, e uma forma de dar melhor assistência, seria a construção de novo CAPS na região que abrange mais de 27 bairros e que precisa de maior assistência na érea de saúde mental: “A população será melhor assistida com a implantação de um CAPS naquela região”, destacou.

A vereadora Graça da Casa do Motor (União) destacou as dificuldades enfrentadas pelos moradores dos distritos e comunidades rurais com a falta de assistência médica nos finais de semana e feriado.

A parlamentar pediu, através de requerimento, a reativação do programa  nos finais de semana nos ESF’s rurais e distritos. Em seu pronunciamento a vereadora destacou que a população da zona rural vem aumentando significativamente e o serviço prestado na semana não está sendo suficiente para atender a demanda, por isso, a necessidade da volta dos plantões nos finais de semana pelos menos nos onze distritos da cidade.

Graça lembrou que muita gente fica até quatro meses para conseguir apresentar exames. Isso porque o médico tem um número de atendimento pré-determinado por dia, com isso as avaliações de exames, renovação de receitas de remédios controlados acabam ficando em segundo plano.

Com essa medida, temos certeza que os moradores terão melhor assistência Se, a princípio, o atendimento aos finais de semana for feito apenas nos distritos, os moradores das comunidades próximas também vão poder se beneficiar”, destacou Graça.

Trânsito

Visando aumentar a segurança e melhorar o acesso dos pedestres ao bairro Jardim Liberdade, o vereador Sóter Magno (PSD) solicitou a construção de uma passarela no lado direito da ponte sobre o rio Carrapato, no sentido Centro bairro. O vereador lembrou que pedido dos moradores é antigo. Eles alegam que a passarela feita no sentido oposto não atende aos transeuntes, a maioria idosos e crianças que utilizam a via diariamente.

Projeto aprovado

Durante a reunião, foi aprovado ainda o projeto de resolução que concede título de cidadã benemérita à empresária Raquel Souto Chaves em reconhecimento aos relevantes serviços sociais prestados a Montes Claros. A condecoração é uma iniciativa da vice-presidente da Casa, Maria Helena (MDB), que destacou o trabalho da homenageada, sobretudo na cultura em Montes Claros por incentivar os catopês, marujos e caboclinhos. “Raquel Chaves, inclusive, esteve presente na comitiva que participou do desfile da escola Acadêmicos de Niterói, na série Ouro do carnaval no Rio de Janeiro e levou o nome da nossa cidade para além dos montes”, comentou.

_______________________________

ascom@montesclaros.mg.leg.br