Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Saúde e infraestrutura são destaques da reunião da Câmara

Saúde e infraestrutura são destaques da reunião da Câmara

por Selma Gonçalves publicado 26/09/2023 12h55, última modificação 26/09/2023 16h19

Por Selma Gonçalves

A reunião desta terça-feira (26) foi marcada pelos destaques das obras realizadas pela administração municipal e também por cobranças, principalmente nas áreas de Saúde e de Infraestrutura.

Atenção à saúde

A vereadora Graça da Casa Motor (União) falou sobre a necessidade da instalação um consultório odontológico no Estratégia Saúde da Família na comunidade de Facela. “Só na região, são quase 600 pessoas que precisam deslocar de Facela para Campos Elíseos, cerca de dez quilômetros de distância, para um tratamento odontológico que não é feito de uma só vez. As vezes fica inviável dar continuidade ao tratamento para quem não tem veículo empregatício ou recurso para pagar o transporte”, destacou Graça.

A vice-presidente da Casa, vereadora Maria Helena (MDB), que também é presidente da Comissão Permanente de Saúde, voltou a cobrar a descentralização dos pediatras em Montes Claros e lembrou a situação vivida por pais de crianças na última semana. “Várias mensagens que reclamam a falta de pediatras e, para piorar, duas unidades de saúde da cidade precisaram interromper os atendimentos feitos nos prontos-socorros após receberem pacientes com suspeitas de sarampo”, disse a vereadora, que fez um apelo na Tribuna. “Precisamos de pediatras nas principais regiões. Não é a solução, mas pode minimizar este sério problema na nossa cidade”, ressaltou a parlamentar.

O vereador Raimundo do INSS (PDT) lembrou da necessidade da população buscar os serviços de assistência à saúde para evitar complicações. “Os postos de saúde, os ESF’s, PSF’s têm pessoas preparadas para acompanhar e fazer um trabalho preventivo de doenças que podem ser evitadas com cuidados simples. Por isso, é importante buscar a assistência, que é direito de todos, e fazer exames para garantir o bem-estar”, ressaltou o parlamentar.

Saúde animal

A vereadora Ceci Protetora (PP) pediu apoio aos deputados para mudar a legislação e colocar a ração de animais domésticos, como os cães e gatos, como item essencial. “Assim podemos evitar grandes aumentos nos impostos. Dados do IBGE mostram que de 100 famílias, 44 criam animais domésticos e a ração com preços elevados prejudicam não só a qualidade da nutrição dos animais, mas também o orçamento das famílias de baixa e média renda, sem falar no orçamento dos protetores, que voluntariamente, cuidam de animais abandonados”, destacou a vereadora.

Trânsito

O vereador Odair Ferreira (Solidariedade) elogiou a instalação de redutores de velocidade na rua Curitiba, no bairro Santo Antônio que será feito essa semana e cobrou o mesmo serviço nas avenidas Antônio Versiane Athaíde, no bairro Santo Antônio, Olímpio Magalhães, Arthur Fagundes e a rua Eduardo de Pinto no bairro Belvedere. “Há um bom tempo estamos pedindo redutores de velocidade nestes pontos. Esse serviço pode ajudar a diminuir os riscos de acidentes”, destacou Odair.

Infraestrutura

O presidente da Casa legislativa, vereador Junior Martins (Cidadania) alertou sobre o descarte ilegal de entulho na Vila Exposição, pediu mais colaboração da população. “A secretaria de Serviços Urbanos está fazendo uma faxina na região e para evitar que aconteça o acúmulo de lixo e entulho em lotes vagos e outras áreas do município, a Prefeitura de Montes Claros têm os CASCO’s (Centro de Apoio Simplificado ao Carroceiro), que estão espalhados por toda cidade para o descarte dos resíduos sólidos, mas infelizmente ainda acontece muito descarte ilegal de lixo, resto de construção em vários pontos, como na Vila Exposição, situação que prejudica a população”, lembrou Junior Martins.

O vereador Valdecy Contador (Cidadania) destacou o trabalho dos parlamentares junto às comunidades e bairros periféricos e destacou a ordem de serviço para a duplicação da Alameda das Acácias, que será assinada nesta terça-feira.

O vereador Eldair Samambaia (PSD) falou da necessidade de ser feito convênio entre Prefeitura e a Copasa para construção de fossas em comunidades da zona rural. “É uma forma de garantir mais saúde para as famílias da zona rural. Esperamos ver esse projeto avançando o mais rápido possível”, disse Eldair.

________________

ascom@montesclaros.mg.leg.br