Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Remover fiação solta é tema de reunião da Comissão de Meio Ambiente

Remover fiação solta é tema de reunião da Comissão de Meio Ambiente

por Gissele Niza publicado 01/09/2023 16h30, última modificação 03/09/2023 16h23

Por Stênio Aguiar

Eliminar fios inutilizados, reduzir o abandono de cabos após reparos e trocas pelas companhias de telefonia fixa, TV a cabo e internet foram temas da reunião da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Montes Claros, realizada nesta sexta-feira (1º/9). A demanda é uma solicitação do Vereador Edmílson Bispo (PSD), relator da Comissão.

O vereador informou que a demanda surgiu a partir da quantidade de reclamações da comunidade sobre fiação aérea solta ou pendurada, oferecendo risco potencial de acidente a pedestres e veículos. “Essa reunião foi o primeiro passo para entendermos toda a dinâmica deste problema que envolve os cabos de telecomunicações. Precisamos encontrar alternativas para resolver esse problema que pode oferecer risco à população”, ponderou Edmílson Bispo.

O gerente de Receitas Acessórias da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Rodrigo Urçulino, que participou da reunião de forma online, falou sobre o arcabouço regulatório e o compartilhamento de infraestrutura da Cemig com as empresas que prestam serviços de telecomunicação. “A participação do poder público é fundamental para resolver este problema, para tanto a Cemig necessita ser informada sobre os pontos em que ocorrem problemas com a fiação de telecomunicação. A partir disto, conseguimos notificar as prestadoras de serviço de telecomunicação para que o problema seja resolvido”, afirmou Rodrigo Urçulino.

O vereador Cláudio Rodrigues (Rede), presidente da Comissão de Meio Ambiente, destacou a necessidade de se realizar um levantamento das empresas que prestam o serviço de telecomunicações junto ao cadastro do setor de Receita da Prefeitura de Montes Claros e posteriormente comparar com as empresas que tem contrato com a Cemig. “Ao realizarmos este levantamento saberemos quais e quantas são as empresas que prestam este serviço na cidade. Saberemos a que empresa recorrer em caso de cabeamentos soltos”, disse Cláudio Rodrigues.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Sóter Magno, falou sobre a importância da reunião. “Esperamos que essa situação seja resolvida porque não só está impactando socialmente, mas está impactando o visual. É preciso resolver a situação porque há um excesso de cabos espalhados entre os postes de telefonia fixa que são inutilizados (rede ociosa). Portanto, temos muitos o que resolver”, destacou o secretário.

Em resposta ao questionamento do secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Urçulino disse que a Cemig está realizando o cadastro de postes em Montes Claros a partir do georreferenciamento, o que possibilita saber quais são os pontos mais críticos. “O serviço que foi iniciado em Montes Claros no dia 24 de julho, possibilita mais agilidade para resolver problemas de cabeamento solto ou caído na via, o que pode provocar, inclusive, acidentes”, acentuou o gerente de Receitas Acessórias da Cemig.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br

Facebook www.facebook.com/camaramoc