Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Projeto Parceria que Alimenta recebe homenagem

Projeto Parceria que Alimenta recebe homenagem

por Cristine Antonini publicado 19/12/2023 12h20, última modificação 19/12/2023 12h25
Projeto Parceria que Alimenta recebe homenagem

Fotos: Ascom Vereador Cláudio Rodrigues

Por Christine Antonini

A Câmara de Vereadores realizou na noite desta segunda-feira (18), sessão especial para homenagear o projeto “Parceria que Alimenta” que faz parte do Hospital Santa Casa de Montes Claros. A homenagem foi de iniciativa do vereador Cláudio Rodrigues (Rede).

O projeto Parceria que Alimenta surgiu durante a pandemia da Covid-19, em que o hospital ajudou a arrecadar 3 mil cestas básicas para doar às famílias carentes. Inicialmente o projeto chamava-se “Amor em Movimento”. Vendo a necessidade de ajudar ainda mais, a Santa Casa firmou parceria com grandes empresas, como a Eurofarma, arrecadando 15 mil cestas básicas que foram distribuídas para comunidades carentes.

O proponente da honraria, vereador Cláudio Rodrigues destacou que o Parceria que Alimenta é união de forças, especialmente junto com o Conselho dos Pastores do Norte de Minas (Conpas).

“Graças a essa união a Santa Casa conseguiu alcançar números expressivos de doadores e também encontrar pessoas que precisam não só do alimento, mas também de outras necessidades, como amparo emocional”, ressaltou o vereador que ainda disse que cada cesta entregue não é só um pacote de alimento, mas uma mensagem de solidariedade.

O superintendente do Hospital Santa Casa, Maurício Sérgio Sousa e Silva, falou sobre o projeto “Amigos da Santa Casa”, que é a participação de empresas na humanização de quartos voltados para receber pacientes do SUS. De acordo com o superintendente, são 47 quartos reformados, com novos pisos, pintura, ar-condicionado e banheiros.

“Nos últimos dez anos, o número geral de atendimentos no hospital aumentou 52%, com o crescimento de 15% em relação às internações e 67% em exames/procedimentos. Atualmente temos 423 leitos e foram construídos dez novos leitos de UTI pediátricos. Esse avanço só é possível por termos um time de colaboradores e corpo clínico de excelência, altamente preparados. Muitos foram os investimentos para oferecer à população uma assistência médica de qualidade”, afirmou Maurício.

O provedor da Santa Casa, Gilson Cadeira, pontuou outros projetos que também são destaques da instituição, como a construção do hospital para tratamento do câncer infantil em parceria com a Fundação Sara de Albuquerque, que dará maior capacidade para atender pacientes oncológicos pediátricos.

“A meta ambiciosa nos próximos dez anos está na construção de duas torres médicas hospitalares, expandindo a capacidade no atendimento médico. Uma outra proposta é a construção de um hospital oncológico adulto e com a implantação do hospital do trauma, ofertando instalações ainda mais adequadas e humanizadas”, ponderou o provedor.

O prefeito Humberto Souto enfatizou os serviços prestados pelo Hospital Santa Casa, com profissionais dedicados, sendo referência para outras cidades.

“A Santa Casa faz parte de Montes Claros, prestando um serviço de saúde que o município ainda não consegue atender por si só – é um hospital para todos”. Souto ainda destacou a importância do hospital para Montes Claros e todo Norte de Minas.

Participaram da homenagem o vice-prefeito Guilherme Guimarães, o deputado federal Marcelo Freitas, lideranças religiosas, vereadores e membros da segurança pública.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
www.facebook.com/camaramoc