Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Polícia Militar reforça a segurança nas comunidades rurais

Polícia Militar reforça a segurança nas comunidades rurais

por Jerusia Arruda publicado 03/09/2021 09h40, última modificação 03/09/2021 10h43
A iniciativa é uma resposta às demandas apresentadas pelos parlamentares e cidadãos durante audiência pública realizada pela Câmara Municipal
Polícia Militar reforça a segurança nas comunidades rurais

Foto: Ascom PM

Por JERUSIA ARRUDA

A Polícia Militar está reforçando as ações da patrulha rural com objetivo de prevenir e aumentar a proteção e a sensação de segurança nas comunidades rurais do município.

A iniciativa é uma resposta às demandas apresentadas pelos moradores das comunidades durante audiência pública realizada pela Câmara Municipal para debater a segurança na zona rural. Conforme relatos dos moradores, no decorrer da pandemia aumentou o número de ocorrências envolvendo a perturbação do sossego, ameaças e furto no campo.

“As audiências públicas promovidas pela Câmara têm o objetivo de fortalecer o diálogo com a comunidade e mediar a busca de soluções para problemas e dificuldades enfrentados pela população. A imediata resposta da Polícia Militar a esse problema de insegurança na zona rural debatido em audiência na Câmara denota como a gestão pública do município vem trabalhando com harmonia, parceria e união de esforços para que os nossos munícipes tenham realmente acesso aos serviços essenciais, a exemplo da segurança pública”, avalia o presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania).

A operação Segurança Rural, lançada nesta quinta-feira (02/08), envolve um esforço integrado da Polícia Militar, através do 10º BPM, do 50º BPM e da 11ª Companhia de Meio Ambiente, e a Guarda Municipal de Montes Claros. De acordo com o Major Reginaldo Ribeiro, subcomandante o 50º Batalhão da PM, durante todo o mês de setembro serão realizadas ações em todas as comunidades rurais de Montes Claros.

O Major explica que serão priorizadas as comunidades rurais com maior concentração populacional. “Com a pandemia, alguns eventos que ocorriam na cidade passaram a migrar para a zona rural, levando uma demanda para o campo, sobretudo relacionadas à perturbação do sossego. As pessoas estão se sentindo incomodadas, a PM está sensível a isso e estamos atuando nesse sentido”.

Audiência pública
O debate sobre a segurança na zona rural foi promovido em agosto, pela Comissão de Agricultura e, de acordo com a vereadora Graça do Motor (PSL), presidente da Comissão e vice-presidente da Câmara, existem apenas duas viaturas (quatro policiais) para monitorar cerca de 104 comunidades no município. “Ainda ficam de fora da fiscalização pelo menos 76 localidades, uma vez que Montes Claros possui cerca de 180 pontos rurais, contando, povoados, comunidades, vilas e distritos”, relatou.

Durante a audiência, o vice-presidente da Comissão, vereador Valdecy Contador (Cidadania) e o relator, vereador Eldair Samambaia (PSD), também destacaram a dificuldade para realizar o boletim de ocorrência, devido à falta de conectividade rural. Segundo os parlamentares, cerca de 60% da área rural não têm acesso a este benefício. “Sem acesso à telefonia móvel e à internet, o morador precisa se deslocar até a cidade para registrar a ocorrência, e por causa desta dificuldade acaba não fazendo o registro e a PM não consegue gerar dados reais para seu planejamento de patrulha e monitoramento”.

Na audiência, os parlamentares e os representantes das comunidades rurais solicitaram à Polícia Militar um reforço no patrulhamento e realização de ações preventivas em todas as comunidades do município.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br