Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Parlamento pressiona Cemig e cobra soluções para falta de energia elétrica

Parlamento pressiona Cemig e cobra soluções para falta de energia elétrica

por Stenio Aguiar publicado 12/12/2023 12h37, última modificação 12/12/2023 12h37

Por Stênio Aguiar

Os problemas com a rede elétrica em Montes Claros têm sido recorrentes nas últimas semanas sobretudo nas comunidades rurais. O assunto foi um dos temas mais abordados na reunião ordinária desta terça-feira (12) na Câmara Municipal. Os parlamentares não pouparam críticas à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), responsável pelo fornecimento desse serviço à comunidade.

O vereador Valdecy Contador (Cidadania) destacou a constante cobrança de produtores rurais referentes às quedas de energia elétrica fornecida pela Cemig, bem como a demora no reestabelecimento da energia elétrica, o que causa transtornos e prejuízos. “Solicito uma intervenção urgente do nosso governador Romeu Zema junto à Cemig para que encontre uma solução para o problema que tem constantes quedas de energia elétrica, o que evita transtornos para a população. Queremos o reestabelecimento da energia não em 48 horas, mas em duas horas”.

O vereador Rodrigo Cadeirante (REDE), elaborou uma moção - que será enviada ao governador Romeu Zema; ao presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho e; aos deputados estaduais - em repúdio a inércia das autoridades do Estado em relação às constantes e injustificadas quedas de energia elétrica na zona rural de Montes Claros, fato que acarreta inúmeros prejuízos, notadamente aos pequenos produtores de leite, comerciantes e moradores. O parlamentar mencionou a audiência pública realizada no Parlamento municipal, bem como as ações para outros vereadores, mas ainda sim muito pouco foi feito para resolver o problema.

O assunto foi também comentado pela vice-presidente da Casa, vereadora Maria Helena (MDB), que ressaltou a necessidade para se desenvolvidas estratégias urgentes para resolver o problema.

O vereador Reinaldo Carrapicho (Republicanos) também falou sobre os constantes piques que energia que tem afetado os pequenos produtores rurais não somente de Santa Rosa de Lima, mas outras comunidade rurais que vem sofrendo prejuízos. “Aparelhos queimados, muitos produtores perdendo o leite, por irresponsabilidade da Cemig. Tive uma reunião com o gerente regional da Cemig, mas ainda pouco foi feito. A Comissão de Agricultura irá realizar uma audiência pública para cobrar da Cemig explicações sobre os problemas em Montes Claros e em nossa região”, discursou.

Marcos Nem (PSC), no seu pronunciamento, questionou o trabalho desenvolvido pela Cemig e solicitou mais compromisso e empenho da Companhia com os pequenos produtores. Para tanto, o parlamentar solicitou o apoio dos deputados estaduais para intermediar junto ao Governo de Minas.

_________________________________

ascom@montesclaros.mg.leg.br