Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Parcerias fortalecem programação da TV Câmara

Parcerias fortalecem programação da TV Câmara

por Jerusia Arruda publicado 12/08/2021 11h20, última modificação 01/09/2021 08h34
Parcerias fortalecem programação da TV Câmara

Um dos destaques da programação são as videoaulas, materiais de avaliação e projetos pedagógicos voltados para alunos da rede pública municipal de ensino

Por JERUSIA ARRUDA

A Câmara Municipal de Montes Claros está firmando parcerias para geração de conteúdo para a TV Câmara. A proposta é manter 24 horas de programação, através do canal digital 5.3, com uma grade dinâmica e exclusiva, com temas de interesse e relevância para o cidadão.

O presidente, vereador Cláudio Rodrigues, explica que o principal objetivo da TV institucional é dar transparência aos trabalhos da Câmara e aproximar o cidadão da atuação parlamentar. “Nosso objetivo é ampliar a comunicação da Câmara com o cidadão, e também abrir espaço para que outras instituições possam divulgar suas ações, com uma grade de programação relevante, educativa e informativa”.

Neste primeiro momento, foram firmados convênios com a Prefeitura Municipal, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG), Polícia Militar, Samu e Prevmoc. Nos próximos dias, serão assinados os termos de parceria com o Ministério Público, Corpo de Bombeiros e MCTrans.

Pelo convênio com a Prefeitura, os programas iniciais serão produzidos pela secretaria municipal de Educação, e, de acordo com a secretária Rejane Veloso, a parceria vai permitir ampliar o ensino remoto, alcançando alunos que não dispõem de equipamentos eletrônicos capazes de capturar os atuais sinais do sistema digital.

A secretária explica que a secretaria transmitirá para os seus alunos, através da TV Câmara, videoaulas, materiais de avaliação e os projetos pedagógicos ‘Contação de histórias’ e ‘Trilha da Leitura’. “Esse convênio é um marco para a educação municipal. Além do objetivo educacional, a parceria terá um grande alcance social, na medida em que permitirá atender, em sua maioria, alunos que não dispõem de recursos técnicos e financeiros para estudar neste momento de excepcionalidade pandêmica”, completa.

O reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar, destaca que a Unimontes já é parceria da Câmara, em projeto que visa sobretudo a preservação da memória. “Estamos trabalhando para a digitalização do acervo do arquivo público da Câmara, e também na editoração do livro produzido pela Câmara sobre as legislaturas a partir de 1947. Agora, com este convênio, a Unimontes públicas passará a contar com o apoio de um veículo como a TV Câmara, voltado para a divulgação das ações em prol da comunidade”, avalia.

A professora Joaquina Nobre, reitora do IFNMG, também destaca a importância da parceria. “Esse convênio é muito importante para a divulgação do nosso ensino, da pesquisa, e possibilitar fazer a extensão juntamente com a Câmara de Vereadores”.

Coletiva de Imprensa para anunciar parcerias

TV Câmara
Em operação em caráter experimental desde 2004, o acordo de cooperação com a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais para efetivação do sinal da TV Câmara foi firmado de setembro de 2014, quando a Câmara de Montes Claros passou a integrar, efetivamente, a Rede Legislativa de Rádio e Televisão, que, atualmente, reúne 83 emissoras legislativas. São 60 canais de televisão e 15 de rádio, que alcançam mais de 80 milhões de cidadãos, nas regiões metropolitanas e no interior de país.

Em 2018, a emissora passou a operar exclusivamente com o sinal aberto digital. Em 2019, foi necessário interromper a transmissão para ajustes técnicos, sendo retomada em junho 2020. Neste ano, além da cobertura do trabalho legislativo, a TV Câmara está se preparando para manter 24 horas de programação.

_____________________________________________
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br