Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Otávio Rocha é o novo cidadão Benemérito de Montes Claros

Otávio Rocha é o novo cidadão Benemérito de Montes Claros

por Gissele Niza publicado 21/12/2023 14h30, última modificação 21/12/2023 14h31

Por Gissele Niza

A Câmara Municipal de Montes Claros realizou nessa quarta-feira (20), sessão especial para entrega do Título de Cidadão Benemérito para o procurador-geral do município, Otávio Batista Rocha Machado. O evento foi prestigiado por autoridades civis, militares, do poder judiciário, empresários, secretários municipais, familiares e amigos do homenageado.

O proponente da honraria, segundo-secretário da Mesa Diretora, vereador Wilton Dias (PTB), destacou a dedicação do homenageado em seu ofício, a paixão pela justiça e busca pela verdade na construção de uma sociedade justa e equitativa.

“Além de sua impressionante competência técnica, o que realmente destaca Otávio é sua abordagem ética e íntegra em todos os aspectos de sua vida profissional. Sua conduta exemplar não apenas fortalece a confiança na justiça, mas também serve como um farol para todos os colegas e aspirantes a advogados que desejam seguir um caminho de integridade e retidão. No papel desafiador de procurador-geral do município, demonstra uma habilidade notável em equilibrar os rigores da lei com a compreensão sensível das necessidades da comunidade que serve. Sua empatia e compromisso em garantir que a justiça seja acessível a todos têm sido um verdadeiro presente para o bem da administração pública e, consequentemente, para toda população”, disse Wilton Dias.

Competência, lealdade e honestidade. Essas foram algumas das qualidades do procurador-geral, pontuadas pelo prefeito Humberto Souto, durante a cerimônia. “Tenho a honra de ter Otávio em nossa administração. Suas qualidades e comprometimento com trabalho, são primordiais para o bem da administração pública. Antes de ser procurador, eu já tinha o prazer de ter sua amizade. Quando fui eleito, não tive dúvida alguma de quem seria o procurador-geral do município, que conhecesse os problemas e nos orientasse na condução da coisa pública de forma correta, íntegra e honesta. Com Otávio, temos a segurança de que as coisas caminham no trilho certo, honestamente, cumprindo o que deve ser feito, zelando pelo dinheiro público. Eu me orgulho, nossa administração se orgulha e com certeza, Montes Claros se orgulha dessa justa homenagem ao nosso procurador-geral”, afirmou o prefeito.

Em seu discurso, o homenageado Otávio Rocha, falou da honra de poder estar ao lado e colaborar com um homem de envergadura moral e de representação para todos os que acreditam que a política é lugar de pessoas decentes, que querem o bem do Brasil, como o Prefeito Humberto Souto, agradeceu à Casa Legislativa pela honraria conferida, e aos familiares e amigos. “Fui uma criança um pouco diferente, mas influenciado, sobretudo pelos laços de formação. Só tenho a agradecer pela contribuição da minha família, que ajudou a moldar o meu caráter e que me orgulha imensamente a convivência com pessoas boas, probas. Também sou muito grato ao prefeito Humberto Souto pela oportunidade de trabalhar e contribuir para o bem público. Acredito que política pode ser feita de maneira correta e honesta, sempre em prol das pessoas e não pensando em interesses individuais. Agradeço a todos os vereadores que me concederam essa homenagem, em especial ao vereador Wilton Dias, e a todos aos amigos, colegas de trabalho e familiares presentes nesse momento especial”, declarou Otávio Rocha.

HOMENAGEADO

Otávio Batista Rocha Machado tem 43 anos, é filho de Noraldino Rocha Machado, promotor de justiça aposentado e advogado, e de Hélia Batista Rocha Machado, funcionária pública aposentada. É casado com a médica Janine Mendes de Lima Rocha, com quem tem dois filhos: Maria Luíza, com 13 anos, e Otávio Filho, com 9 anos. Começou seus estudos aos 6 anos de idade em escola pública até os 9 anos. Sempre se destacou na escola pela sua escrita e amor pela leitura. Prestou vestibular de Direito nas faculdades: UNIMONTES, UFMG e Milton Campos, sendo bem sucedido em todas elas. Começou a estudar na UNIMONTES e em seguida foi para a UFMG. Durante o curso foi estagiário na Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais. Depois que concluiu a faculdade foi convidado para permanecer em Belo Horizonte, mas tinha o grande desejo de trabalhar com o seu pai, que era advogado em Montes Claros. Trabalhou com o pai fazendo júri e vários outros trabalhos.
É pós-graduado em Direito Municipal pelo Instituto José Nilo De Castro, e em Direito Processual pela UNIMONTES. Foi professor de Processo Penal da UNIMONTES e da Faculdade Santo Agostinho; membro do Tribunal de Ética da OAB/MG; procurador adjunto do Contencioso e Consultor Geral do Município de Montes Claros; assessorou diversos municípios no norte de Minas Gerais; foi fundador e presidente da APAC de Montes Claros, foi Conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados de Minas Gerais, e atualmente exerce o cargo de Procurador-geral na administração do Prefeito Humberto Souto.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
www.facebook.com/camaramoc