Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Orçamento para 2024 é de R$1,9 bilhão

Orçamento para 2024 é de R$1,9 bilhão

por Cristine Antonini publicado 08/11/2023 11h35, última modificação 08/11/2023 11h35

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara de Montes Claros, através da comissão de Legislação, Justiça e Redação e da comissão de Finanças e Tomadas de Contas, promoveu nesta manhã (8), audiência pública para discutir os projetos n°144/2023 que trata sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício 2024 – o valor estimado para o próximo ano é de R$1.914.351.000,00.

A LOA estabelece o orçamento do município, estima as receitas e fixa as despesas em projetos e atividades a serem realizadas durante o ano. Já o Plano Plurianual (PPA) define, para um período de quatro anos, as diretrizes, os objetivos e metas da administração pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

O presidente da comissão de Legislação, Justiça e Redação, vereador Aldair Fagundes (Cidadania), destacou que é na elaboração dessas leis que é possível a Casa avaliar e discutir, de qual forma os parlamentares poderão ajustar as emendas, caso necessário.

“Muitos municípios da nossa região dependem de repasses do Governo. E em Montes Claros, percebemos que o Executivo conseguiu alcançar suas metas com recursos próprios”, ressaltou o parlamentar.

De acordo com o presidente da Comissão Finanças e Tomadas de Contas, vereador Wilton Dias (PTB), os munícipes estão contribuindo para o crescimento de Montes Claros com o pagamento em dia dos tributos, pois o retorno está sendo revertido em melhorias para a cidade.

A Diretora de Planejamento e Orçamentos da Secretaria da Municipal de Planejamento e Gestão, Elizete de Jesus Alves, enfatizou que a perspectiva do município para os próximos anos é de reorganizar o orçamento, com ênfase na arrecadação própria. “Além da previsão de gastos, a LOA também traz os possíveis gastos para o ano seguinte.

Alguns valores:

Esurb – R$ 9.000.000,00