Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Oficinas do Parlamento Jovem voltam de forma presencial

Oficinas do Parlamento Jovem voltam de forma presencial

por Selma Gonçalves publicado 15/09/2021 20h42, última modificação 15/09/2021 20h42

Por Selma Gonçalves

Depois de quase dois anos com programação via remota, a Escola do Legislativo retomou as oficinas do Parlamento Jovem de forma presencial.
O evento que foi que transmitido ao vivo pela TV Câmara, canal 5.3, e pelo Youtube, também contou com a participação remota de alunos, vereadores e monitores das cidades Bonito de Minas, Botumirim, Francisco Sá, São João da Ponte, Pedra Azul, Montalvânia e Varzelândia.

No primeiro semestre, os estudantes debateram e aprenderam mais sobre política. Entre os temas estavam: a história da política, o papel do vereador e do prefeito, os sistemas de governo e a história do voto, a importância dos movimentos sociais e a participação do jovem na política.

Há três semanas os alunos estão aprendendo sobre meio ambiente e nesta quarta-feira (15) os assuntos em destaques foram resíduos sólidos e saneamento básico.

O convidado foi o Engenheiro Ambiental e Sanitarista, Pedro Bicalho Maia, que atua como Coordenador do setor de Engenharia do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas – CODANORTE.

Pedro Bicalho, que elabora e executa projetos na área de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos com atuação em 63 municípios, falou sobre a necessidade do envolvimento de todos na preservação do meio ambiente.

Ele destacou a importância da coleta seletiva, como alguns municípios estão trabalhando na implantação do serviço e a implementação dos aterros sanitários.

O trabalho dos catadores de recicláveis também foi discutido. Para o engenheiro ambiental o serviço deve ser apoiado não apenas pelo executivo, mas também pela população, que ajudaria fazendo a separação do lixo comum e reciclável, colaborando com os catadores e o meio ambiente.

O diretor da Escola do Legislativo em Montes Claros, Carlos Frederico, que também participou da oficina, falou sobre a retomada dos trabalhos presenciais: “Com a diminuição dos casos de Covid 19 e a vacinação já chegando para os jovens de 16 anos, estamos, aos poucos, retomando à vida normal e, ver o envolvimento, a participação dos alunos de forma presencial, é uma alegria e porque não dizer uma vitória”, destacou o diretor. Ele confirmou que a próxima oficina, a ser realizada na quarta-feira (22), também será presencial e transmitida pela TV Câmara e YouTube.

SOBRE O PARLAMENTO

O Parlamento Jovem é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio da Escola do Legislativo, realizada em parceria com diversas Câmaras Municipais Mineiras.

65 alunos estão inscritos no projeto da Escola do Legislativo neste ano de 2021. Participam os municípios: Bonito de Minas, Botumirim Francisco Sá, São João da Ponte, Pedra Azul
Montalvânia, Varzelândia e Montes Claros.

De Montes Claros participam as escolas estaduais Plínio Ribeiro, Felício Pereira Araújo, Helena Prates, Augusta Vale, Alcides Rabelo, Hamilton Lopes, Levi Durães, do distrito de Nova Esperança, Escola Estadual Professor Marilda de Oliveira além do Colégio Tiradentes e Instituto Federal do Norte de Minas.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br