Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Obras de drenagem e preservação ambiental são pedidas por vereadores

Obras de drenagem e preservação ambiental são pedidas por vereadores

por Stenio Aguiar publicado 31/01/2024 11h15, última modificação 31/01/2024 11h15

Por Stênio Aguiar

A reunião ordinária da Câmara de Vereadores, nesta semana, foi marcada por cobranças relacionadas a serviços de drenagem para melhorar o escoamento de água em Montes Claros.

O vereador Daniel Dias (PC do B), falou sobre a ampliação das obras de drenagem em Montes Claros. Disse que em 2019, solicitou, através de requerimento, em parceria com o vereador Valdecy Contador, o Plano Municipal de Drenagem da cidade. Salientou que a proposta carece de melhoria em sua execução. Entre as obras necessárias citou as que estão previstas para a rua da Aliança, no bairro Itatiaia; na avenida Dona Isabel, no bairro Santa Rafaela; nas ruas Um, K, Santa Luzia no bairro Jardim Panorama; bem como nos bairros Alterosa; Raul Lourenço e; Canelas que carecem de drenagem.

A vereadora Maria Helena (MDB), vice-presidente da Casa legislativa, cobrou obras de drenagem em ruas nos bairros Santa Rafaela, Santo Amaro e Canelas para oferecer melhor qualidade de vida para os moradores destes bairros. A parlamentar citou o seu empenho para concretização das obras de drenagem na rua Geraldo Monteiro, no bairro Santo Amaro.

O vereador Soter Magno (PSD) falou sobre a sua preocupação com a causa ambiental e que a ocupação da cabeceira Hidrográfica do rio Vieira, próximo ao Ponto da Polícia Rodoviária Estadual, contribui para alagamento em parte baixas ao longo deste trecho e a Unimontes. “Recentemente foram inundadas a praça da Rosa Mística e da Santa Clara, bem como outros pontos baixo da cidade, inclusive para regiões da cidade que não estão no curso d'água, como por exemplo o bairro São José”, alerta o parlamentar que chama a atenção para o município não tenha problemas mais sérios em um futuro próximo.

Soter demonstrou ainda preocupação com a ocupação da serra da Sapucaia e disse que a sociedade de Montes Claros não vai aceitar a ocupação desta área da cidade em que se encontra o parque estadual da Lapa Grande, que destina 30% da água para a cidade.

O parlamentar falou ainda sobre a importância da Barragem de Congonhas e dos poços artesianos para Montes Claros e Norte de Minas, bem como outros mecanismos para segurar as águas das chuvas que cai na região. “Para quem não sabe as melhores terras do Norte de Minas, estão na Bacia do Rio Verde Grande e grande parte destas terras estão no município de Montes Claros. Se conseguirmos um dia a Barragem de Congonhas mais de 30 mil empregos - trabalho, renda e desenvolvimento - será possível na bacia do rio Verde Grande”, destacou.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 - ascom@montesclaros.mg.leg.br
www.facebook.com/camaramoc