Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / O combate ao Aedes Aegypti em pauta na Câmara de Vereadores

O combate ao Aedes Aegypti em pauta na Câmara de Vereadores

por Selma Gonçalves publicado 07/03/2023 13h48, última modificação 07/03/2023 13h48

Por Selma Gonçalves

Quinze requerimentos aprovados na sessão ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros desta terça-feira (07). O combate ao mosquito transmissor da dengue, a chikungunya, a zika e a febre amarela urbana, foi um dos principais assuntos da pauta e tema de três requerimentos. O presidente da Casa legislativa, vereador Junior Martins (Cidadania) falou da importância do envolvimento da Câmara nos casos de saúde pública.

O papel da Câmara é cobrar. Nós recebemos as reivindicações da população e transformamos em cobranças oficiais. Temos aqui uma comissão de saúde efetiva que, junto com os outros vereadores, cobra melhorias na saúde de Montes Claros e nesse momento, especificamente, reivindicamos ações efetivas de combate ao mosquito Aedes Aegypti para minimizar esse problema em nossa cidade”, comentou o presidente.

O vereador Odair Ferreira (SD) pediu a realização de campanha de conscientização e mutirão de limpeza no município em terrenos baldios e edificações com obras inacabadas por parte dos seus proprietários por meio de decreto.

Os lotes vagos e terrenos com construções inacabadas apresentam muitos focos, por isso é importante um trabalho conjunto do município, donos de imóveis e, claro, todos os moradores. Só assim poderemos enfrentar essa situação grave”, ressaltou Odair.

Daniel Dias (PCdoB) falou da necessidade da prefeitura oferecer, de forma gratuita, repelentes para a população.

Assim como nós tivemos, durante a pandemia do Corona Vírus, a disponibilização de álcool e máscaras, seria importante a prefeitura aumentar os esforços para ofertar o repelente, de forma gratuita à população, principalmente para os mais carentes. A prevenção sai bem mais barato do que o tratamento”, disse.

A vereadora Ceci Protetora (PP) sugeriu aplicação de multas para quem não colaborar com o trabalho dos agentes no combate ao mosquito.

Acreditamos que assim, os donos de imóveis vão facilitar o trabalho dos agentes no combate a esse mosquito tão perigosos”, lembrou Ceci.

Plano de Saúde para os servidores municipais

Resultado de requerimento apresentado em outubro do ano passado, o segundo secretário, Wilton Dias (PTB) anunciou a criação de um plano de saúde para o servidor público.

Tivemos hoje a confirmação de que o prefeito Humberto Souto já determinou a procuradoria jurídica que a criação do plano de saúde com valores em conta. 12 mil servidores serão beneficiados diretamente e, contando com os familiares, pelo menos 40 mil pessoas”, destacou Wilton.

Homenagem às mulheres

A Vice-presidente da Casa, vereadora Maria Helena (MDB), que criou a Comissão Permanente da Mulher, destacou, em seu pronunciamento, a luta Feminina para assumir cargos políticos e a importância da valorização de mulheres que se destacam em vários setores da sociedade, Para isso, a Casa legislativa prestará homenagem a 23 mulheres indicadas pelos vereadores. A solenidade será na quinta-feira (09) às 19:30hs no plenário da Câmara.

Já na sexta-feira, também em comemoração ao dia da mulher, a Câmara realiza, às 9hs, uma audiência pública para discutir o ‘combate a todas as formas de violência contra as mulheres’. A proposta é da vereadora Professora Iara Pimentel (PT).

____________________________

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br