Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Noite de festa: Mulheres são homenageadas pela Câmara

Noite de festa: Mulheres são homenageadas pela Câmara

por Selma Gonçalves publicado 10/03/2023 12h29, última modificação 10/03/2023 12h29

Por Selma Gonçalves

A Câmara de Montes Claros realizou na noite desta quinta-feira (09), sessão de homenagem à 23 mulheres com o diploma Maria DuCarmo Lopes Prates (Duca Prates), Uma forma de destacá-las pelos relevantes serviços à sociedade montes-clarense. A homenagem faz parte do calendário de eventos da Câmara desde 2002, pela resolução de autoria da vereadora Maria Helena (MDB), hoje vice-presidente da Casa Legislativa..

Além da vice-presidente que presidiu a sessão especial, as vereadoras Graça da Casa do Motor (União Brasil), Professora Iara Pimentel (PT), Ceci Protetora (PP), Julinha da Pastoral (Podemos),ocuparam a mesa de honra. Também participaram da solenidade os deputados estaduais Arlen Santiago, Gil Pereira, o vice-prefeito Guilherme Guimarães, a delegada Monique Bicalho, o chefe do 11º departamento de Polícia Civil Jurandir Rodrigues César Filho e o delegado Regional Herivelton Ruas.

A vice-presidente vereadora Maria Helena lopes, baseou sua homenagem no texto bíblico de Gênesis 2:18 que fala sobre a criação da mulher. A vereadora destacou:

A mulher foi criada de forma especial e com características especiais e adequadas para, junto com os homens, construir a história da humanidade, uma sociedade justa, não para ser subjugadas, abusadas ou agredidas. Viemos da costela, do lado, como bem diz a bíblia. Não viemos de baixo para sermos pisadas, ou mesmo acima mas ao lado para que possamos partilhar, conviver”, disse.

A cirurgiã-dentista Tereza Christina Pereira Antunes, esposa do deputado estadual Gil Pereira, homenageada pelo vereador Rodrigo Cadeirante, falou em nome de todas as participantes. Ela agradeceu por representar as mulheres que são exemplos de luta, que, além de trabalhar fora, não deixam de cuidar dos seus lares: “ Um momento de gratidão aos nobres vereadores que com um gesto concreto reconhecem o valor da mulher na sociedade. Respeito, apoio e encorajamento só nos motivam a continuar nossa caminhada. Aqui somos 23 mulheres, uma gota d'água nesse mar que embala o universo feminino, mas, sem a primeira gota d'água não há oceano”, destacou a homenageada.

As esposas dos vereadores, que estiveram presentes, também foram homenageadas pela Casa legislativa: “Uma noite de justas e perfeitas homenagens. Para mim foi uma surpresa gigante. Fiquei emocionada, lisonjeada e muito feliz,” destacou Fernanda Fagundes, esposa do vereador Aldair Fagundes.

SOBRE A HOMENAGEM

Maria do Carmo Lopes Prates - Duca Prates foi uma mulher guerreira, corajosa e vitoriosa. Iniciou cedo o aprendizado do mundo do trabalho, na responsabilidade. Trabalhou no INSS até se aposentar. Ao casar-se com João da Silva Prates (Zim Bolão) ampliou o buffet, atividade já existente na família do esposo, que recebeu o nome Duca e Nazareth.

______________

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br