Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Montes Claros terá Semana Municipal da Literatura

Montes Claros terá Semana Municipal da Literatura

por Gissele Niza publicado 16/04/2024 11h18, última modificação 16/04/2024 11h18

Por Gissele Niza

A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou, em reunião ordinária nesta terça-feira (16/04), quatro projetos, entre eles o de número 60, de autoria do vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), que institui a Semana Municipal da Literatura, a ser realizada, anualmente, quando da comemoração do Dia Mundial do Livro, 23 de abril.

O vereador explica que o projeto tem por objetivo contribuir para a formação de cidadãos críticos, participativos e protagonistas da sua própria história, por meio da realização de eventos ou seminários de leitura de obras literárias; divulgação da importância da literatura para a geração presente e futura na construção de uma percepção crítica do sujeito em relação a si e à sociedade; promoção de ações voltadas a propiciar a interação com o livro/texto literário, reconhecendo-o e valorizando-o como uma fonte de múltiplas informações e entretenimento.

“Também será realizada a integração dos escritores locais às práticas de letramento nas escolas, fomentando a produção e a divulgação da literatura local; e a ampliação do repertório literário e estabelecimento de relações com a literatura local, sem prejuízo de acesso à literatura de outras épocas/lugares, de modo a possibilitar a intertextualidade”, informa Cláudio Rodrigues.

Utilidade pública

Dois projetos de lei que concedem título declaratório de utilidade pública também foram aprovados: o de nº 56 ao Grupo Escoteiro Darcy Ribeiro, de autoria do vereador Igor Dias (União); e o de nº 61 à Associação de Desenvolvimento dos Moradores e Amigos do bairro Major Prates, de autoria da vice-presidente da Casa, vereadora Maria Helena Lopes (MDB).

Homenagem

Por fim, foi aprovado o projeto de Resolução nº 17, de autoria da vereadora Professora Iara Pimentel (PT), que concede o Título de Cidadã Benemérita à Sônia Gomes de Oliveira.

_______________________________

ascom@montesclaros.mg.leg.br