Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Médico Sanitarista João Batista Silvério recebe Título de Cidadão Honorário

Médico Sanitarista João Batista Silvério recebe Título de Cidadão Honorário

por Selma Gonçalves publicado 11/09/2023 10h10, última modificação 11/09/2023 16h17

A Câmara Municipal realizou na quarta-feira (6), sessão especial em que concede o título de Cidadão Honorário de Montes Claros a João Batista Silvério - médico pediatra, sanitarista e professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A homenagem proposta pela vice-presidente da Casa Legislativa, vereadora Maria Helena Lopes (MDB), é um reconhecimento pelos serviços prestados ao município, região, estado e país.

Em seu pronunciamento, Maria Helena falou da grande contribuição do sanitarista, não só para a região, mas para país, está a participação do sanitarista na idealização e construção do Sistema Único de Saúde que, a partir de uma experiência no Norte de Minas, foi posteriormente levada ao Ministério da Saúde, depois implantada em regiões de Minas Gerais, antes de se estender por todo o país.

“Um trabalho que foi muito além dos nossos Montes Claros. O mestre em Saúde Pública é exemplo de quem faz uma verdadeira política e não politicagem. O responsável por trazer uma visão humanizada e inclusiva para a saúde pública no Brasil. Seus esforços e visão de futuro ajudaram a transformar o Sistema de Saúde Brasileiro e garantir o direito a saúde para todos”, disse a vereadora.

O vice-prefeito Guilherme Guimarães lembrou do grande conhecimento holístico do homenageado. “Embora profissional como todos nós devemos ser, tem uma visão ampliada de que o mundo não é simplesmente aquele caminho com uma história restrita do conhecimento profissional. Dr. João, que foi uma peça fundamental para termos a saúde pública que temos hoje no país, aprendeu pela natureza e nos ensina pelo exemplo de como se deve cuidar das pessoas”, enfatizou Guimarães.

João Batista Silvério, que falou sobre sua trajetória na medicina, citou nomes de colegas e amigos que o ajudaram a mudar a realidade em várias áreas da saúde pública destacou, emocionado, que tem o título recebido naquela noite como sua segunda certidão de nascimento. “Desta vez, lavrada pela Câmara Municipal de Montes Claros e assinada pelos seus vereadores, com firma reconhecida pelo testemunho de todos os amigos e parentes que me honraram com suas presenças nesta solenidade”, agradeceu o homenageado.

SOBRE O HOMENAGEADO

João Batista Silvério, graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFMG (1966-1970), fez residência de Pediatria no Hospital das Clínicas da UFMG (1971-1972) e Mestrado em Saúde Pública pela Universidade da Califórnia/Berkeley, EEUU (1978-1979). Foi o primeiro mestre da Unimontes. No campo da educação, foi professor de Saúde Coletiva e Pediatria, preceptor de internato e tutor na metodologia PBL, no curso de graduação em medicina da Unimontes (1972/2017); foi preceptor nas residências de Pediatria e Medicina de Família e Comunidade da Unimontes (1990-2006); foi vice-diretor da Faculdade de Medicina (1981-1984) e chefe de departamento em várias gestões; coordenou a criação e implantação da Residência em Saúde da Família para Médicos, Enfermeiros e Dentistas (1999-2007); coordenou a criação e implantação e dirigiu a Escola Técnica de Saúde da Unimontes (1990-2002); participou da criação e coordenou a implantação do Programa de Educação Permanente dos Médicos de Família de Minas Gerais - PEP/SES/MG (2007-2012); foi Supervisor e é Tutor do Projeto Mais Médicos para o Brasil - Ministérios da Saúde e da Educação, nas regiões Norte e Noroeste de Minas (2013 até o presente).

Como sanitarista, integrou a equipe técnica do então Instituto de Preparo e Pesquisa para o Desenvolvimento da Assistência Sanitária Rural - IPPEDASAR (1972-1974). Foi Secretário Municipal de Saúde de Montes Claros em três gestões (1985/1988, 1993/1996 e 2004/2006). Como médico clínico, foi pediatra na Clínica Infantil Branca de Neve com atuação no consultório e plantão no pronto-socorro (1974-2005); foi pediatra na Santa Casa de Montes Claros com atuação no berçário, salas de parto, enfermarias e pronto-socorro (1072-1990). No momento, é tutor do Projeto Mais Médicos para o Brasil na área de abrangência da Instituição Supervisora Unimontes e dedica parte do seu tempo à atividade de produtor rural na região aonde nasceu.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc