Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Médico Pediatra recebe título de Cidadão Honorário de Montes Claros

Médico Pediatra recebe título de Cidadão Honorário de Montes Claros

por rayhannetallis@gmail.com publicado 29/11/2023 13h55, última modificação 29/11/2023 15h25

Por Selma Gonçalves

A Câmara de Vereadores de Montes Claros realizou na noite dessa terça-feira (28), solenidade em homenagem ao médico pediatra e delegado regional do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRMG), Itagiba de Castro Filho.

A proposição do vereador Reinaldo Carrapicho, foi aprovada por unanimidade por todos parlamentares da Casa Legislativa. Em seu pronunciamento o vereador Reinaldo Carrapicho falou sobre o trabalho e contribuição do homenageado como médico especialista em gastroenterologia pediátrica, dirigente de instituições como faculdades, hospitais e Conselhos Regional, Estadual e Federal de medicina.

"Dr. Itagiba, que exerceu cargos importantes em Montes Claros e na capital, todos eles ligados à saúde, à educação e a órgãos de classe, contribuiu e ainda contribui de maneira eficaz para o crescimento de nossa cidade, instituições de ensino e o serviço médico sejam respeitados e reconhecidos nacionalmente", destacou Reinaldo Carrapicho.

O médico, professor e amigo do homenageado, Raimundo dos Santos Sobrinho, falou sobre a história de vida e trabalho de Itagiba de Castro destacando alguns feitos como o reconhecimento da faculdade de medicina junto ao MEC e junto ao Conselho Federal de Medicina. "Itagiba escreveu seu nome e colocou sua digital na história da faculdade de Medicina de Montes Claros. Certamente, escreverá mais uma vez no capítulo de um livro que vai contar a história da faculdade, de seus grandes mestres e benfeitores”.

O presidente da Fundação Hospitalar de Montes Claros que administra o Hospital Aroldo Tourinho, Paulo César Almeida destacou a importância do título para um homem que construiu sua vida em Montes Claros e já dedicou quase 50 anos de serviço para a cidade, principalmente na área da saúde e educação. E destacou que mesmo nas diferenças e situações vividas como adversários, o respeito sempre esteve presente e lembrou que Itagiba de Castro que fez parte da equipe técnica do Instituto de Preparo e Pesquisa para o Desenvolvimento da Assistência Sanitária Rural (IPPEDASAR) trabalhou no projeto de Assistência Integral de saúde que veio a se constituir na base do atual Sistema Único de Saúde (SUS).

“Itagiba de Castro, João Batista Silveiro, Alexandre Ramos, Alcione, presentes aqui, faziam parte da equipe que resistiu e insistiu com ideias inovadoras que transformaram no SUS que imaginávamos e ainda sonhamos”, destacou Paulo César, que também lembrou do apoio que teve do homenageado quando seu filho sofreu grave acidente, destacando o lado humano e amigo de Itagiba.

O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, Wagner de Paula Santiago, lembrou da grande contribuição que Itagiba de Castro Filho deu para a Unimontes. “Foi diretor da Faculdade de Medicina, do Hospital Universitário, chefe de departamentos várias vezes. Seu carinho e empenho com a universidade é tão grande que logo que tomei posse como reitor da instituição, eu o procurei e pedi conselhos e, até hoje, ele me passa orientações valiosas sobre como podemos melhorar,” disse o reitor.

O vice-prefeito de Montes Claros Guilherme Guimarães lembrou que Dr Itagiba é uma referência importante. “Em tudo que faz é referência. Na medicina, na pediatria, na educação. Se a saúde de Montes Claros é referência, deve-se muito aos ensinamentos e contribuições do Dr. Itagiba”, disse o vice-prefeito.

Emocionado, o homenageado disse que esperava um dia receber o título e brincou: “Já comentei com minha família, será que eles pensam que sou de Montes Claros? Confirmei isso hoje quando o reitor da Unimontes disse que acreditava que sou daqui. Talvez esse foi o motivo da demora do título que recebo hoje com muita alegria”, disse Itagiba que falou sobre sua trajetória como profissional e também como pai.

Confira mais sobre a trajetória do homenageado <aqui>


Itagiba de Castro destacou a honraria como um fato impar na vida de um cidadão nascido em outro município e acolhido como cidadão de Montes Claros, que escolheu para constituir família e a carreira profissional. “De fato, ao rebuscar tudo que encontrei nas gavetas da minha memória, restou-me a certeza de que cumpri minha missão com dignidade, humildade e convicção de um novo desafio para dar continuidade àquilo que sempre fiz neste meu caminho, que é o de servi à causa da medicina e educação médica onde quer que eu esteja. Quando recebi o convite do vereador Reinaldo Barbosa, refleti que minha trajetória, com muita humildade e modéstia tem muito a ver com essa cidade e com seu povo. Por isso com muita alegria posso afirmar que sou montes-clarense”, finalizou Itagiba.

 

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Mídias Sociais

Facebook   Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo