Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Medicamentos fitoterápicos são implantados nos postos de saúde de Montes Claros

Medicamentos fitoterápicos são implantados nos postos de saúde de Montes Claros

por Cristine Antonini publicado 03/05/2021 10h35, última modificação 03/05/2021 10h35
Medicamentos fitoterápicos são implantados nos postos de saúde de Montes Claros

A Farma Verde será implantada no bairro Vila Atlântida / Foto: Reprodução Internet

Por Christine Antonini

Através do vereador Aldair Fagundes (Cidadania), o município de Montes Claros está implantando um horto com pelo menos 40 tipos de ervas medicinais. Além dos medicamentos ofertados em farmácias, uma alternativa para o tratamento de diversas doenças são os remédios fitoterápicos alcançados de plantas medicinais, onde utiliza-se exclusivamente derivado de vegetais tais como, suco, cera, exsudato, óleo, extrato e tintura.

Definidos pela Anvisa como remédios derivados e reproduzidos a partir de vegetais ou plantas considerados medicinais, os fitoterápicos passam pelos mesmos controles e estudos clínicos que outros medicamentos tradicionais, o que define sua eficácia e segurança para o uso humano.

Segundo o vereador Aldair, a ideia de instalar um horto no município, partiu de audiência pública realizada pela Câmara de Montes Claros, onde médicos, enfermeiros e terapeutas holísticos apontaram a eficácia da inclusão das Práticas Integrativas e Complementares (PIC), já adotadas pelo Sistema Único de Saúde.

“O tratamento ajuda a combater doenças infecciosas, disfunções metabólicas, alergias e ainda distúrbios psicológicos. Entre muitas outras indicações, a fitoterapia é recomendada de recém-nascidos a idoso. Através do anteprojeto, o prefeito Humberto Souto (Cidadania) autorizou a destinação de cerca de R$300 mil, para a construção dessa importante rede de cuidados”, pontua o vereador Aldair Fagundes.

FARMA VERDE

A Farma Verde está sendo instalada no bairro Vila Atlântida onde serão realizadas as etapas de cultivo até a produção de medicamentos fitoterápicos. A área escolhida conta com prédio que está sendo reformado para o plantio até o preparo e distribuição a população das ervas medicinais. O projeto contará com duas equipes da saúde da família que antes atuavam em prédios alugados.

De acordo com a coordenadora da Farma Verde, Eurislene Moreira, os produtos estarão disponíveis em todas as farmácias das unidades de saúde e policlínica do município, onde serão dispensados mediante prescrição e acompanhamento dos profissionais de saúde.

“O estabelecimento realizará também ações educativas como visitas guiadas e oficinas sobre cultivo e uso de plantas medicinais”, afirma a coordenadora que também é farmacêutica especialista em manejo, cultivo e manipulação de plantas medicinais.

 

____________________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Mídias Sociais

Facebook   Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo