Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo solicita ações na Saúde e obras para melhoria da infraestrutura da cidade

por rayhannetallis@gmail.com publicado 20/02/2024 13h23, última modificação 20/02/2024 13h23

Por Stênio Aguiar

A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou 15 requerimentos, na reunião ordinária, desta terça-feira (20). Sendo dois destes, destinado a melhoria e ampliação do acesso à saúde no município.

O vereador Rodrigo Cadeirante (Rede) solicita a contratação de todo os profissionais necessários para ampliar o atendimento na UPA do Chiquinho Guimarães e no Pronto Atendimento Municipal Alpheu de Quadros, tendo em vista que em razão do aumento da demanda na cidade, os atendimentos ofertados não são suficientes para atendimento à população.

Outro requerimento, do vereador Soter Magno (PSD) solicita a divulgação de cronograma para castração de cães e gatos na zona rural em Montes Claros, como forma de se evitar a superpopulação destes animais.

Outros dois requerimentos solicitam construção de unidades de saúde em Montes Claros. Um, da vereadora Graça da Casa do Motor (União) solicita a construção e instalação de Unidade Básica de Saúde (UBS) no distrito de Ermidinha; o outro, do vereador Odair Ferreira (SD) solicita construção de Unidade de Saúde da Família no bairro Cintra.

O presidente da Casa legislativa, Junior Martins (Cidadania) e o vereador Aldair Fagundes (Cidadania) solicitam estudo de viabilidade de ponte/ rua para ligar a região do Distrito Industrial através da rua H. Andersen com a avenida Osmane Barbosa, entre os bairros Universitário e JK. A obra será sobre o rio Veira e a malha ferroviária, administrada pela VLI.

Junior Martins solicita ainda que as escolas conveniadas ao Município de Montes Claros sejam contempladas com o kit de material escolar, além de gás de cozinha, material de higiene e limpeza e outros suprimentos.

A instalação de subprefeitura no bairro Independência (antiga Base Policial Militar) foi solicitado pelo vereador Marlus da Independência (PT).A execução de obra de drenagem e pavimentação na rua Rosângela Moura, no bairro Santa Rafaela foi solicitada pelo vereador Edson Cabeleireiro (PV). A liberação para tráfego de veículos no trecho entre as Três pilastras, na avenida Coração de Jesus, e a avenida Francisco Gaetani, no bairro Major Prates foi solicitada pelos vereadores Wilton Dias (PTB) e Stalin Cordeiro (Pode).

O vereador Leãozinho (Patriota) solicita parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte junto ao Clube do DER, para fomentar uma Escolinha de Futebol de Campo.

Os vereadores Maria Helena de Quadros Lopes (MDB) e Wilton Dias solicitam apoio da Câmara de Vereadores para Emenda à Constituição Estadual para dar nova redação ao caput do art. 24 da Constituição do Estado e acrescentar os §11 e 12 ao mesmo diploma legal. A legislação prevê reajuste para os servidores do Estado, sobretudo os das Forças Segurança de Minas Gerais.

O vereador Igor Dias (União), solicita que seja analisada a possibilidade de transformar a banda da Guarda Municipal de Montes Claros em um programa ou setor específico com caráter institucional e permanente, inclusive, com futura destinação fixa de agentes do quadro pessoal, bem como a destinação de recursos financeiros previstos anualmente.

O anteprojeto que cria o Fundo Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (FMTMU) e do Programa Social de Incentivo ao Uso de Transporte Coletivo foi solicitado pela vereadora Cecília Meireles Ferreira (PP).

Homenagem

Os vereadores Aldair Fagundes e Eldair Samambaia (PSD) solicitam que a reunião do dia 15 de março seja transformada em reunião especial e transferida para as 19h, com o objetivo de homenagear Terezinha Brandão de Carvalho Mangabeira como cidadã benemérita de Montes Claros.

Outra homenagem, que concede título de cidadã benemérita a Raquel Souto Chaves, será realizada as 19h, do dia 4 de abril. A sessão solene foi solicitada pela vereadora Maria Helena.