Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo municipal homenageia curso de Ciência Contábeis da Unimontes

Legislativo municipal homenageia curso de Ciência Contábeis da Unimontes

por Stenio Aguiar publicado 25/09/2023 10h37, última modificação 25/09/2023 10h37
Legislativo municipal homenageia curso de Ciência Contábeis da Unimontes

(da esq. para dir.) a coordenadora do curso de Ciências Sociais, Mônica Nascimento; o reitor da Unimontes, Wagner Santiago; a chefe do Departamento de Ciências Sociais, Eliane Soares e; os vereadores Valdecy Contador e Wilton Dias

Por Stênio Aguiar

A Câmara de Vereadores de Montes Claros realizou nessa sexta-feira (22), Dia do Contador, sessão especial em homenagem ao Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) em comemoração aos cinquentenários do curso de graduação. A sessão especial foi proposição do vereador Valdecy Contador (Cidadania) e teve a participação de autoridades civis, militares, professores, contadores, acadêmicos e servidores da Unimontes.
O autor da proposta, abriu a homenagem, destacando que ao longo da sua vida aprendeu que as conquistas precisam ser celebradas. “Não tenho dúvida que está data é um importante marco para cada um e nós. O curso de Ciências Contábeis, nesses 50 anos, vem contribuindo para a melhoria e transformação da sociedade atendendo as aspirações e interesses da classe contábil e empresarial”, destacou Valdecy Contador.
O deputado Gil Pereira destacou o trabalho que a Unimontes vem realizando ao longo de sua história ao se consolidar como a mola propulsora do desenvolvimento do Norte de Minas. “Se a nossa região hoje é forte e pujante, se temos Montes Claros na liderança educacional, sabemos que temos como base, a Unimontes”, ressalta o parlamentar.
A coordenadora do Curso de Ciências Contábeis, Mônica Nascimento e Feitosa descreveu a trajetória de criação do curso e os esforços não medidos ao longo destas cinco décadas. “Estamos passando para os professores ingressante e alunos a responsabilidade da perenidade do curso de Ciências Contábeis da Unimontes”, acentuou Mônica Nascimento.
A chefe do Departamento de Ciências Contábeis, Eliane Soares Barbosa Santos falou sobre o protagonismo dos profissionais da contabilidade no Norte de Minas. “O curso nasceu dos anseios dos norte-mineiros que vislumbraram, naquela época que a Princesinha do Norte se transformaria, hoje, num polo de grandes empresas e comércios, de empreendedores e fazedores das atividades individuais lucrativas”, comentou.
O presidente do Sindicato dos Contabilistas do Norte de Minas, Flávio Amaral destacou a função social que cumpre os profissionais da contabilidade e destacou a presença de um curso superior em Ciências Contábeis da Unimontes, uma das poucas instituições que oferecem o curso no Norte de Minas.
O reitor da Unimontes entre os anos de 2002-210, Paulo César Gonçalves de Almei
da lembrou que a Unimontes foi uma instituição que possibilitou vários aprendizados ao longo da vida. “Contabilidade vai muito além de débito e crédito, de fazer balancetes, hoje tudo isso é feito automaticamente. Contador não precisa saber matemática, mas precisa saber lidar com as pessoas e entender as transformações e o mundo em que vivemos, acompanhar e instituições, enfim é preciso está antenado com toda esta realidade”, relatou Paulo César Gonçalves.
O atual reitor da Unimontes, Wagner de Paulo Santiago destacou que os profissionais da contabilidade exercem papel essencial na vida socieconômica do país. Falou ainda sobre em que momento optou pela contabilidade. “Descobrir que queria se
r contador durante a disciplina de Práticas Comerciais, quando cursava o ginasial [atual ensino fundamental]. Estudei muito e rendo todas as minhas homenagens e gratidão aos meus pais e aos meus professores do curso de Ciências Contábeis”, comentou.
Durante a sessão solene, foi realizada ainda homenagem ao vereador Valdecy Contador, prestado pela equipe do gabinete do parlamentar, representada pela assessora parlamentar Elicácia Gleibe.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br