Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Lançamento do Parlamento Jovem 2024

Lançamento do Parlamento Jovem 2024

por Cristine Antonini publicado 11/04/2024 08h14, última modificação 11/04/2024 08h14

Por Rayhanne Tallis

A Câmara Municipal de Montes Claros realizou nessa quarta-feira (10/4) a cerimônia de lançamento do Parlamento Jovem 2024 (PJ Minas). O tema da edição deste ano é “Melhorias no ensino escolar”, assunto de grande relevância para os jovens, que terão a oportunidade de discutir e elaborar propostas para melhoria da educação. O projeto é estruturado em etapas municipais, regionais e a estadual, realizada na capital mineira.

Em 2024, o PJ Minas realiza sua 20ª edição, com 150 câmaras municipais parceiras. As cidades participantes estão distribuídas em 20 polos regionais. Montes Claros faz parte do Polo União Norte, com as cidades de Joaquim Felício, Janaúba e Francisco Sá. Neste ano, cerca de 50 estudantes do ensino médio, entre seis escolas estaduais, se inscreveram para participar do PJ 2024.

O PJ prevê oficinas semanais, todas as quartas-feiras, às 14 horas, na Câmara Municipal. O programa é desenvolvido em rede, com a troca de informações e conteúdos entre as cidades. Nos encontros, os jovens aprenderão sobre o funcionamento da política e debaterão sobre o tema do ano com a criação de propostas.

A estudante da Escola Estadual Dr. Carlos Albuquerque, Larissa Oliveira, destacou a importância do projeto para a vida dos jovens, que terão a oportunidade de terem suas vozes ouvidas.

A coordenadora regional do Parlamento Jovem do polo União Norte, Cristiane Alves Nunes, agradeceu a todos os monitores, supervisores, professores e vereadores pelo apoio na realização do projeto. E parabenizou o esforço dos alunos em participar. Comentou: “juntos vamos debater, aprender e buscar pela mudança, o PJ Minas 2024 foi lançado e temos uma bela caminhada pela frente”, concluiu.

São objetivos do PJ de Minas

1-Estimular a formação política e cidadã de estudantes dos ensinos médio e superior, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.

2- Levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.

3-Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.
4-Incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de Educação para a Cidadania.

5- Produção e disseminação de conhecimentos sobre o Poder Legislativo Municipal pelos estudantes que passam pelo projeto às famílias, vizinhos, amigos;

6-Fortalecimento dos legislativos municipais;

7-Aproximação das Câmaras Municipais à sociedade;

8-Integração entre Câmaras Municipais mineiras.