Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Instituto Federal é homenageado pelos 15 anos de atuação no Norte de Minas

Instituto Federal é homenageado pelos 15 anos de atuação no Norte de Minas

por Selma Gonçalves publicado 05/10/2023 12h10, última modificação 05/10/2023 12h10

Por Selma Gonçalves

A Câmara de Montes Claros realizou na noite desta quarta-feira (04) sessão especial em homenagem aos 15 anos do Instituto Federal do Norte de Minas, que vem prestando relevantes serviços em prol da educação. A proposição foi do vereador Cláudio Rodrigues (Rede).

Participaram do evento além dos parlamentares, reitora, diretores, diretores sistêmicos, pró-reitores, estudantes, servidores e representantes da Receita Federal, 55º Batalhão de Infantaria.

O autor da proposição, vereador Cláudio Rodrigues, destacou a importância do IFNMG para o estado e em especial para o Norte de Minas: “Quanto maior o número de instituições de ensino e de pesquisa, mais pujante é o desenvolvimento socioeconômico de um país. O ensino público possibilita garantir justiça e inclusão social, cuidado com o meio ambiente e a inovação social e tecnológica. Nesses 15 anos o Instituto Federal vem cumprindo a missão essencial de formar cidadão por meio da educação profissional, científica e tecnológica contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da nossa região e do nosso Estado”, ressaltou o vereador.

A estudante do 3º ano integrado de química e presidente do Grêmio do Campus Montes Claros, Kamilly Ribeiro Maia, falou da importância do Instituto para todo o país. A contribuição da Instituição para a formação dos alunos é inestimável. Ao longo dos anos milhares de estudantes passaram por suas salas de aula, laboratórios e campos de pesquisa, adquirindo conhecimento e habilidades que moldaram o curso de suas vidas. Eles se tornaram engenheiros, professores, pesquisadores, agricultores, cientistas, empreendedores e líderes em suas respectivas áreas graças a educação de qualidade que todos recebem,” disse a estudante.

A presidente do Grêmio Central e aluna do 2º ano integrado em Agropecuária, Campus Teófilo Otoni, Maria Clara Dias, falou do orgulho de fazer parte da equipe do IFNMG: “Sou fruto de um Campus recente. Uma prova viva do desenvolvimento e impacto que esta instituição tem, principalmente nas áreas social, cultural e econômica. Tenho honra em ser integrante de uma instituição que garante o protagonismo do estudante para alcançar o seu sucesso acadêmico e profissional”, concluiu Maria Clara.

A Reitora lembrou da história do Instituto que hoje conta, em sua rede, com mais de 80 mil servidores e cerca de um milhão de estudantes que têm suas vidas transformadas através de um trabalho intenso e diário. Explicou que na área de abrangência do IFNMG, que abrange o Norte, Noroeste, Vales do Jequitinhonha e Mucuri, mais de 40 por cento do estado de Minas, tem um Instituto Federal, uma Universidade Federal, além da Unimontes, que formou muitos profissionais que hoje atuam no Instituto. Na outra parte do estado são quatro Institutos Federais, onze universidades e um Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET).

Joaquina Aparecida ressaltou o valor da democracia no desenvolvimento do ensino: “Somos uma Instituição que não abre mão da gestão participativa e democrática. E é por isso que nesta noite, representando todos os estudantes matriculados no IFNMG, tivemos a Maria Clara e a Kamily falando pelas mais de 26 mil vidas transformadas pelo poder do conhecimento, juntando ensino, pesquisa, extensão com inclusão e respeito a diversidade. Quando recebemos meninos e meninas de 14 anos de idade damos a eles a oportunidade de fazer um ensino técnico integrado ao ensino médio e ainda, curso superior, mestrado na área de veterinária ou formação docente, especializações lato sensu. O jovem que está fazendo o ensino médio numa escola estadual pode fazer o curso técnico simultaneamente. Na nossa região são cerca de 1.400 servidores. Assim como a reitora, todos os onze diretores nos onze campi foram eleitos pela comunidade e, por isso, estamos honrados em ser homenageados por esta Casa Legislativa que também defende a democracia” Ressaltou a reitora Joaquina Aparecida Nobre da Silva.

____________________________

ascom@montesclaros.mg.leg.br