Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Emater celebra 62 anos de fundação em Montes Claros

Emater celebra 62 anos de fundação em Montes Claros

por Cristine Antonini publicado 09/11/2023 12h15, última modificação 09/11/2023 12h49
Emater celebra 62 anos de fundação em Montes Claros

O evento foi proposto pelo vereador Cláudio Rodrigues

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara de Vereadores, realizou na noite desta quarta-feira (8/11), sessão especial para homenagear a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) pelos 75 anos de fundação no Estado e 62 em Montes Claros. O evento foi de iniciativa do vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) e contou com a participação de extensionistas e lideranças da zona rural.

Antes de ser Emater, a empresa chamava-se Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar), fundada com objetivo de introduzir técnicas de agricultura e economia doméstica de incentivo à organização e aproximação do conhecimento gerado por pesquisadores e repassados ao homem do campo. Já em 1975, a Emater foi instituída com intuito de planejar, coordenar e executar programas de estímulo rural, buscando difundir conhecimentos de natureza econômica, gerencial e social.

De acordo com o proponente do evento, vereador Cláudio Rodrigues, o apoio à agricultura familiar é consequência de uma política estratégica para garantir segurança alimentar e nutricional, proporcionando a inclusão social de grupos marginalizados, permitindo o desenvolvimento sustentável de toda sociedade.

“A Emater desenvolve um trabalho de colaboração para elevação do IDH dos municípios mineiros, abastecendo a mesa da população com alimentos de qualidade e ainda pensando na preservação ambiental, contribuindo com a renda das famílias rurais”, pontuou o parlamentar.

Segundo o representante da Emater em Montes Claros, Charles Ramon Xavier, a agricultura familiar e extensão rural foram os pilares para alavancar o serviço da empresa. “Nosso objetivo é melhorar a vida do homem do campo, que já tem um trabalho árduo, proporcionando qualidade de vida e renda. Em Montes Claros nossa equipe é reduzida contando com apenas seis profissionais extensionistas para atender 160 comunidades”, ressaltou Xavier.

Além do trabalho com as associações comunitárias, da busca de tecnologias destinadas à pecuária, tais como, o melhoramento genético e o aperfeiçoamento da alimentação bovina, a empresa inseriu novas formas de cultivo.

“A extensão rural foi fundamental para edificar a agricultura familiar. Com a Emater foi possível buscar políticas públicas para oferecer melhor qualidade de vida e renda para o produtor rural, como reforma nas estradas, construção de postos de saúde e escolas nas comunidades, fornecimento de água e luz e até mesmo a urbanização com asfalto e praças”, defendeu José Arcanjo Pereira, gerente regional da Emater.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Osmani Barbosa Neto, destacou que a Emater faz um trabalho completo, auxiliando na agricultura e contribuindo com a gestão social e bem-estar do homem do campo.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br