Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Educação pública em debate na Câmara de Vereadores

Educação pública em debate na Câmara de Vereadores

por Selma Gonçalves publicado 17/03/2022 12h21, última modificação 17/03/2022 12h21

A Câmara de Vereadores de Montes Claros realizou na manhã desta quinta-feira (17) audiência pública para debater o ensino público gratuito de qualidade com o tema: ‘A Unimontes resiste!’. O evento foi proposto pela vereadora Iara Pimentel (PT).

Estiveram presentes, além do público e vereadores, os professores da Unimontes, Heiberle Hirsberg Horácio- Rômulo Soares Barbosa – Magda Martins Macedo, a presidente da Associação dos Docentes da Unimontes Maria da Penha Brandim de Lima, coordenadora do Emancipa Bárbara Figueiredo, diretor da Adunimontes Ildenilson Meireles e o vice-presidente da Adunimontes Wesley Helker Felício Silva.

A deputada estadual Leninha (PT) participou remotamente e lamentou a necessidade da greve para abrir um diálogo com o governo e trazer uma pauta judicializada no acordo de greve há mais de três anos. Entre eles o pagamento de dedicação exclusiva e a incorporação de gratificação dos salários-base dos profissionais. “Essa é uma luta justa e conta com meu apoio”, destacou Leninha.

O deputado federal Paulo Guedes (PT) elogiou a audiência afirmando ser uma pauta que vai garantir o futuro da educação do Norte de Minas. Ele criticou o governo Zema em não cumprir decisão judicial que garante direitos dos servidores: “O Governador tentou no início de seu mandato privatizar a Unimontes. Já são quase quatro anos e sabemos que a melhor forma de governar é cuidar da educação. Os servidores têm meu apoio e parabenizo a Câmara pela iniciativa pois, fortalecer a Unimontes é fortalecer a educação em toda região”, destacou o deputado

Deputado federal Rogério Correia (PT) solidarizou-se com a greve da Unimontes e lembrou da última conquista do serviço público que foi impedir que o congresso nacional aprovasse a PEC32 “No estado também estamos avançando. Conseguimos que o governador Zema foi obrigado a se desfazer o regime de urgência, onde ele queria aprovar o regime de recuperação fiscal. A PEC 32 e esse regime de recuperação são almas gêmeas, pois levariam a privatização do serviço público. Agora é hora de colocar nossas bandeiras como aumento de verba para a educação e melhoria das condições de trabalho”, enfatizou Rogério Correia.

A proponente da audiência, professora Iara Pimentel lembrou que o propósito da audiência foi levar a sociedade a assumir a responsabilidade na luta pela garantia dos diretos para a construção de uma educação pública de qualidade e o fortalecimento, em tempos tão difíceis, da Unimontes.

Essa audiência também visa levar a comunidade e essa Casa se responsabilizarem, junto com a Adunimontes e professores, dessa reconstrução. Infelizmente não temos representantes da Secretaria de Estado da Educação e Reitoria da Unimontes, mas temos a participação de lutadores que buscam a garantia judiciais e também infraestrutura física e sanitária da universidade para haja um desenvolvimento das atividades diárias e produção de pesquisa com qualidade. Valorizar a educação é valorizar e investir no futuro de qualidade da nossa região”, destacou a vereadora professora Iara Pimentel.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –