Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Dia Municipal do Movimento Estudantil é celebrado na Câmara

Dia Municipal do Movimento Estudantil é celebrado na Câmara

por Gissele Niza publicado 25/04/2024 16h52, última modificação 25/04/2024 16h52

Por Gissele Niza

A Câmara Municipal de Montes Claros realizou, nessa quarta-feira (24), Sessão Especial em homenagem ao Dia Municipal do Movimento Estudantil. O evento contou com a participação de autoridades civis, lideranças estudantis secundaristas e universitários.

Segundo o propositor da homenagem, vereador Daniel Dias (PCdoB), o dia 24 de Abril é um dia histórico para o Movimento Estudantil de Montes Claros que merece o reconhecimento dessa Casa Legislativa por toda luta em prol da melhoria do ensino e da garantia dos direitos dos estudantes em nosso município.

Daniel Dias falou sobre a trajetória do movimento estudantil na cidade, relembrou as lutas e conquistas nos últimos anos. “A educação transforma vidas. O movimento estudantil transformou a minha vida e pode transformar a vida de muitas pessoas. Precisamos de mais investimentos para que todos tenham acesso à educação de qualidade e de forma igualitária. O movimento estudantil só existe devido à educação, através dele fazemos resistência e garantimos direito”, enfatizou o vereador.

Presidente do DCE/Unimontes de 1997/1998, o professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-graduação em Letras e Estudos Literários, Wagner Rocha, afirmou que o movimento estudantil é movido pelo sonho de transformação, de mudanças, do inconformismo com a realidade imposta.

A Diretora de Assuntos Estudantis do IFNMG – Instituto Federal do Norte de Minas, Maria Flávia Pereira Barbosa, destacou que o movimento estudantil tem em suas bases a oportunidade de mobilizar organicamente a sociedade brasileira em torno de pautas fundamentais para a superação das diferenças sociais e, portanto, da construção de uma sociedade mais justa.

Membro da Frente Nacional de Saúde da UNE - União Estadual dos Estudantes, Gabriel Correia, incentivou os estudantes a serem atuantes, levarem suas pautas para serem debatidas, não deixarem que os outros tomem decisões e sim assumam seu papel de lutar pelos seus interesses, como, por exemplo, o poder de voto.

Representando a UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas no Estado, o Diretor de Grêmios da UCMG - União Colegial de Minas Gerais, Emerson Alencar Balieiro Silva, pontuou que o movimento estudantil não se resume apenas à mobilização popular. “O movimento é uma escola de cidadania, onde aprendemos o valor da organização coletiva, da solidariedade e da participação ativa na construção de um futuro mais justo e igualitário. É através do movimento estudantil que exercitamos nossa capacidade de pensar criticamente, de questionar e de propor alternativas que promovam o bem comum”, concluiu.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
www.facebook.com/camaramoc