Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Dia Municipal de Combate ao Feminicídio é destaque na Câmara

Dia Municipal de Combate ao Feminicídio é destaque na Câmara

por Stenio Aguiar publicado 01/12/2023 11h21, última modificação 01/12/2023 11h21

Por Gissele Niza

A Câmara Municipal de Montes Claros realizou nessa quinta-feira (30), Sessão Especial com o tema ‘Thais Vive’, conforme a Lei Municipal 5.546 de 5 de abril de 2023, que institui o Dia Municipal de Combate ao Feminicídio. O evento, proposto pelo vereador Edmílson Bispo (PSD), teve como objetivo discutir e cobrar a execução de políticas públicas em nível municipal, estadual e federal, no combate a crimes contra a mulher. O evento teve a presença de autoridades civis, militares, lideres religiosos e representantes de entidades.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, em 2022, foram registrados em Minas Gerais, 172 feminicídios e outras 193 tentativos. Neste ano, entre janeiro e junho, foram 72 feminicídios e outras 79 tentativas.

O vereador, que também é autor da Lei 5.546, destacou que as comissões de Saúde e da Mulher da Casa legislativa tem realizado reuniões e debates para elaborar e colocar em prática, juntamente com as instituições de defesa dos direitos das mulheres, mecanismos para coibir o crime de feminicídio. “Devemos unir forças em um trabalho de conscientização, prevenção e contra a violência, para assim, vislumbrar a queda no número de feminicídios”, afirmou o Edmílson Bispo.

Representando a Delegacia da Mulher, a delegada Monique Morais Bicalho, reforçou a importância de denunciar quaisquer casos de violência contra a mulher, seja do tipo de lesão, sofrimento psicológico ou sexual, dano moral ou patrimonial. “O medo e o constrangimento são as principais barreiras que inibem mulheres de comunicarem a violência sofrida. Mas elas não podem se calar. Nós não podemos nos calar. É preciso denunciar sempre. Esse ato de amor, pode salvar a vida de uma mulher. Já tivemos muitos avanços, mas ainda é preciso avançar muito em relação ao respeito pelas mulheres, porque comportamentos violentos de qualquer natureza não podem ser considerados normais”, ressaltou a delegada.

A Coordenadora do Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, Tatiane Ferreira Leite, pontuou que não é possível combater a violência contra a mulher sem a ajuda de toda a sociedade. “Infelizmente não damos conta de combater esse tipo de crime sozinhas. Quando acontece um feminicídio é porque houve uma falha não somente de um órgão, houve uma falha da rede de enfrentamento, de todos nós, de uma sociedade que não denunciou, uma sociedade que fechou os olhos diante da situação de violência. Nosso papel como ser humano, como sociedade, é denunciar, ligar 180”, declarou Tatiane. O Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência está localizado na avenida Mestra Fininha, nº 715 – Centro, com atendimento de segunda a sexta-feira, de 7h as 18h.

Thais Vive

Thais Santos Oliveira, de 29 anos, foi morta a facadas dentro de casa, na frente dos filhos, no dia 2 de dezembro de 2022, no bairro Alterosa. Segundo a Polícia Civil, o autor do crime, ex-companheiro de Thais, confirmou que o crime foi motivado porque não aceitava o término do relacionamento.
Em novembro de 2022, o homem chegou a ser preso por ameaçar a vítima. No dia 24 de novembro, ele foi autuado, em flagrante, pelo crime de ameaça e foi colocado em liberdade provisória após audiência de custódia.
No dia do crime, ele invadiu a casa da vítima, após pular o muro, e encontrou a mulher na cozinha. Depois de ver mensagens no celular da vítima, os dois iniciaram uma discussão e o suspeito desferiu os golpes. Após o homicídio, o homem fugiu, mas foi preso na mesma data no bairro Maracanã, ao ser flagrado por imagens de câmeras de segurança. Ele foi indiciado por homicídio triplamente qualificado por feminicídio, meio cruel e pela impossibilidade de defesa da vítima.

______________________________

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br