Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Dia Internacional da Mulher é celebrado com homenagens na Câmara

Dia Internacional da Mulher é celebrado com homenagens na Câmara

por Selma Gonçalves publicado 07/03/2024 12h20, última modificação 07/03/2024 12h33

Por Selma Gonçalves

A Câmara de Montes Claros realizou na noite dessa quarta-feira, 6/3, sessão de homenagem a 23 mulheres, com o diploma Maria DuCarmo Lopes Prates (Duca Prates), pelos relevantes serviços prestados à sociedade montes-clarense. O evento faz parte da celebração ao Dia Internacional da Mulher e foi presidido pela vice-presidente da Câmara, também autora da resolução que inseriu a homenagem no calendário de eventos da Casa Legislativa desde 2002, Maria Helena (MDB).

A vereadora Professora Iara Pimentel (PT), falou em nome dos vereadores e destacou o papel da mulher na construção de um mundo melhor. “Esse diploma é uma homenagem a essas mulheres inspiradoras. Nós mulheres estamos no campo, na cidade, nas periferias, nas comunidades, nas associações, nas escolas, nas delegacias, nos hospitais. Estamos em todo canto, construindo, como protagonistas, nossas histórias. Nos últimos anos, tivemos algumas conquistas, mas a partir de duras lutas e foi assim que conseguimos chegar a esses espaços de destaque”, enfatizou Iara que também cobrou mais políticas públicas em prol das mulheres. “Buscamos e lutamos para termos maior garantia da nossa sobrevivência e também nossos espaços. Espaços de decisão no parlamento, dentro do conselho, na associação, na escola, na comunidade em todo e qualquer lugar”, finalizou.

O vice-prefeito Guilherme Guimarães salientou a importância da mulher na formação da cidade. Ele destacou as conquistas das mulheres nos últimos tempos e lembrou que grande parte do secretariado da atual Administração é formado por mulher. Frisou que eventos como o da Câmara são importantes para lembrar o valor da mulher. “Temos que tratar as nossas colegas, mães, avós; esteja a mulher onde estiver, com muito respeito e dignidade. Não apenas para sermos politicamente corretos, mas porque elas merecem”, disse Guimarães.

A presidente da ACI, Gislayne Lopes Pinheiro, falou em nome das homenageadas e destacou o valor do reconhecimento da mulher. “Nos sabemos da importância da mulher, mas sobretudo da caminhada, das lutas que travamos para nos fazer presentes na sociedade, atuantes e ocupando cada vez mais espaços que não eram comuns. Vemos em cada homenageada, em cada história contada aqui, esse espírito de luta e de muitas realizações”, relatou.

A presidente da sessão, encerrou o evento destacando o papel da mulher em todos os setores e como as homenageadas possuem liderança inspiradora e a capacidade de unir as mais diversas vozes em prol de um objetivo comum. “São admiráveis, visionárias e determinadas líderes nas diversas áreas que cada uma participa, trazendo novas perspectivas e transformações. Para nós vereadores, é um orgulho realizar essa homenagem de reconhecimento dessas 23 mulheres, representando aqui todas as mulheres”, finalizou Maria Helena.

Confira a lista de homenageados em https://tinyurl.com/4edr335b

SOBRE A HOMENAGEM

Maria do Carmo Lopes Prates - Duca Prates foi uma mulher guerreira, corajosa e vitoriosa. Iniciou cedo o aprendizado do mundo do trabalho, na responsabilidade. Trabalhou no INSS até se aposentar. Ao casar-se com João da Silva Prates (Zim Bolão) ampliou o buffet, atividade já existente na família do esposo, que recebeu o nome Duca e Nazareth.

___________________________________________

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br