Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Deputado Tadeuzinho receberá medalha Ivan José Lopes

Deputado Tadeuzinho receberá medalha Ivan José Lopes

por Gissele Niza publicado 20/06/2023 12h18, última modificação 20/06/2023 12h18

Por Gissele Niza

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Deputado Luiz Tadeu Martins Leite (MDB), receberá no próximo dia 3 de julho, da Câmara de Vereadores, a medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros. O projeto de resolução de autoria da Mesa Diretora da Câmara, que concede a medalha ao parlamentar, foi aprovado nesta terça-feira (20), por unanimidade.

A Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros é considerada a principal e mais importante honraria concedida a um cidadão pelo Poder Público do Município. A escolha do homenageado é baseada na contribuição social, política, econômica e cultural do indicado.

HOMENAGEADO

Nascido em Montes Claros, Tadeu Martins Leite é formado em Gestão Pública, iniciou a carreira política em 2010, quando foi eleito pela primeira vez para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, aos 24 anos de idade, tornando-se à época o deputado mais jovem da história do estado.
Em 1º de fevereiro de 2019, Tadeu Martins foi eleito 1º Secretário da Mesa Diretora da Assembleia para o biênio 2019-2021, em votação unânime entre os 77 deputados estaduais e, no mesmo ano, foi escolhido pelos colegas para coordenar a Bancada do Norte, que reúne os deputados da região em atuação conjunta em grandes causas da região.

Tadeuzinho foi reeleito por unanimidade para o cargo de 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia. Nos dois primeiros anos de sua gestão, graças ao empenho dos 77 deputados, a Casa economizou e devolveu dinheiro ao governo de Minas dos orçamentos de 2019 (R$ 46,1 milhões) e 2020 (R$ 80 milhões), para reforçar o caixa da saúde do estado.

No quarto mandato como deputado estadual, Tadeu Martins Leite é presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais desde 1º de fevereiro de 2023. Eleito por unanimidade, conseguiu unir a esquerda, a direita, e o Governo em torno de uma candidatura única.

PROJETOS

Outros dois projetos foram aprovados na sessão ordinária desta terça-feira. De autoria do Executivo, o projeto de Lei nº 76 de 2023, autoriza o Município de Montes Claros a conceder o direito real de uso de imóvel situado na região de Milivre, com área total de 239,95m², à Associação de Pequenos Produtores e Trabalhadores Rurais daquela comunidade. O imóvel será utilizado para a instalação da sede da entidade, vedada outra forma de utilização, exceto no caso da utilização por parte do Município, para a instalação de uma Unidade da Estratégia Saúde da Família – ESF.

O projeto também concede o direito real de uso dos lotes de terreno em loteamento no bairro Jardim Eldorado, onde se encontra edificado o Salão de Velório, que está sobre responsabilidade do Centro Social Santos Reis. O imóvel será administrado e utilizado pela comunidade.

Também aprovado o Projeto de Lei nº 69/2023, de autoria da vereadora, Professora Iara Pimentel, instituí o “Dia Mundial Joaquim Nagô de Combate a Discriminação Racial”, a ser comemorado no dia 30 de maio. A data deverá constar no calendário oficial do Município de Montes Claros. O objetivo é resgatar a figura histórica do Joaquim Nagô. Além, de expandir as políticas públicas no combate a discriminação racial a iniciativa tem como objetivo promover ações com campanhas, palestras, debates e orientações de conscientização.