Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Deputado Delegado Marcelo Freitas receberá homenagem da Câmara

Deputado Delegado Marcelo Freitas receberá homenagem da Câmara

por Cristine Antonini publicado 30/06/2021 09h45, última modificação 01/07/2022 08h08
Deputado Delegado Marcelo Freitas receberá homenagem da Câmara

A medalha será entregue neste sábado

POR CHRISTINE ANTONINI

O deputado federal Marcelo Freitas (PSL) receberá, neste sábado, às 8h, da Câmara de Vereadores, a Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros. Trata-se da maior comenda do legislativo municipal que anualmente homenageia alguma liderança do país. A medalha é entregue no aniversário da cidade, 3 de julho - devido a pandemia do novo coronavírus, o evento não será aberto ao público. Entretanto, a homenagem será transmitida pela TV Câmara (canal 5.3) e pelo canal no Youtube.

A Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros é considerada a principal e mais importante honraria concedida a um cidadão pelo Poder Público do Município. A escolha do homenageado é baseada na contribuição social, política, econômica e cultural do indicado. Ao todo foram entregues 48 medalhas, a primeira foi concedida em 1973 e a última entregue ao então secretário de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro.

A MEDALHA

A medalha já foi concedida a nomes que contribuiu com a história de Montes Claros, do Estado e do país, a exemplo dos ex-prefeitos, Antônio Lafetta Ribeiro e Pedro Santos, do historiador Hermes de Paula, ex-governador do Rio de Janeiro e ex-ministro montes-clarense Darcy Ribeiro. Também foram homenageados nomes como, o ex-governador de Minas Gerais e ex-vice-presidente da República, Aureliano Chaves e os ex-senadores e ex-vice-presidentes, Marcos Maciel e José Alencar.

O HOMENAGEADO

Marcelo Eduardo Freitas, de 45 anos, é natural de Montes Claros, casado e pai de dois filhos. Formado em direito pela Unimontes, doutor em ciências jurídicas e sociais e pós-graduado em direito processual e público.

Atuou como advogado e assessor de ministro do Supremo Tribunal Federal. É delegado da polícia federal desde 2002, escritor, cronista de jornais e colunista de portais. Também é diretor regional de Combate ao Crime Organizado em Minas Gerais/Brasil, coordenando diversas ações de repressão às organizações criminosas, com repercussão nacional e internacional, tendo como principal bandeira o combate à corrupção.

Atualmente exerce o cargo de deputado federal por Minas Gerais, tendo sido eleito pelo Partido Social Liberal (PSL), em 2018, com 58.176 votos. Na Câmara dos Deputados, é o atual Ouvidor-Geral da Casa, membro de diversas comissões como Constituição e Justiça e Cidadania, Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, de Minas e Energia, de reforma do Código De Processo Penal e da Prisão em 2ª instância. Foi o relator da reforma da previdência, a maior alteração no texto da Constituição desde 1988. É o presidente estadual do PSL, em Minas Gerais.