Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Deputada Leninha recebe título de Cidadã Benemérita

Deputada Leninha recebe título de Cidadã Benemérita

por rayhannetallis@gmail.com publicado 17/11/2023 16h10, última modificação 17/11/2023 16h21

Por Rayhanne Tallis

A vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputada Marilene Alves de Souza, Leninha (PT), foi homenageada nesta sexta-feira (17), na Câmara Municipal de Montes Claros, com o título de Cidadã Benemérita, uma honraria concedida ás pessoas que praticaram atos de relevante interesse social em favor da população.

A indicação foi feita pela vereadora Iara Pimentel (PT), que destacou a trajetória política e profissional da deputada e o merecimento do título como mulher negra, de luta e resistência. “Leninha é mineira dos Gerais, nasceu em Montes Claros, onde iniciou sua vida profissional e política. Professora, trabalhou em diversas escolas públicas do Norte de Minas e também foi diretora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação e foi nas organizações da sociedade civil que Leninha trabalhou, e continua trabalhando, buscando a justiça social e o bem viver”, destacou.

Ainda em sua fala, salientou os importantes projetos de lei apresentados pela deputada, na qual se tornaram leis já sancionadas, como a Lei da Dignidade Menstrual, a Lei de Turismo de Base Comunitária; a Lei que permite a compra de sementes crioulas produzidas pela agricultura familiar, tradicional no sistema de compras do estado, a lei que garante aos estudantes do ensino superior público acesso aos equipamentos para aulas online e acesso à internet, por exemplo.

O vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, parabenizou a Câmara pela homenagem e enfatizou as ações da deputada em prol da população e do bem comum. “Somos muito bem representados pela deputada na Assembleia, como gestora pública ela faz o seu melhor, sempre pensando no avanço da população, em ajudar ao próximo, parabéns pelo título”, concluiu.

Em seu pronunciamento, a mais nova cidadã benemérita de Montes Claros agradeceu a todos os presentes, familiares e vereadores; e destacou sua bandeira de luta. “Para chegar até aqui eu procurei andar com pessoas do bem, tratar todos como amor, carinho e diálogo. Sou defensora de todos, principalmente das mulheres, minha defesa não tem bandeira, represento a voz de todas as diversidades. Agradeço de coração por este título e sigo sendo sempre esta pessoa”, finalizou.

SOBR
E O HOMENAGEADA

Marilene Alves de Souza, natural de Montes Claros, mais conhecida como Leninha, é uma professora, sindicalista e política brasileira filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Atualmente exerce mandato de deputada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. É graduada em Ciências Biológicas e mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Exerceu a docência nas redes municipal e estadual de ensino. Como professora, foi eleita diretora estadual do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) e presidente regional da Central Única dos Trabalhadores. Nas eleições de 2018, foi candidata a deputada pelo Partido dos Trabalhadores e foi eleita com 51.407 votos a uma vaga na ALMG.