Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Delegada Francielle Drumond é a nova Cidadã Benemérita de Montes Claros

Delegada Francielle Drumond é a nova Cidadã Benemérita de Montes Claros

por Selma Gonçalves publicado 23/11/2023 11h27, última modificação 23/11/2023 11h27

Por Gissele Niza

A delegada da Polícia Civil, Francielle da Conceição Drumond Figueiredo, foi homenageada nessa quarta-feira (22), na Câmara Municipal de Montes Claros, com o título de Cidadã Benemérita, honraria concedida às pessoas que praticaram atos de relevante interesse social em favor da população. Na ocasião, também foram homenageados pela Casa Legislativa 18 policiais civis que integram a 3º Delegacia de Polícia Civil (3º DEPOL), que tem como titular a nova Cidadã Benemérita da cidade.

O evento contou com a participação de autoridades civis, militares, amigos, familiares e servidores da Polícia Civil. O propositor da homenagem, vereador Stalin Cordeiro (PODE), destacou o trabalho realizado pela homenageada na Delegacia responsável pela maior área de abrangência da Polícia Civil no município. “O esclarecimento de crimes de grande repercussão e a redução drástica da violência que acompanha o crescimento da cidade são realizados com êxito pela Dra. Francielle, assim como a liderança de sua equipe, indispensável no combate à violência e manutenção ostensiva da ordem e segurança pública”, afirmou o parlamentar.

Gratidão. Esse foi o sentimento expressado pela delegada Francielle Drumond em seu discurso. “Em conjunto com minha dedicada equipe, buscamos incessantemente os melhores resultados em prol da sociedade de Montes Claros, realizando nosso trabalho com responsabilidade e eficiência. A Polícia Civil desempenha um papel crucial na manutenção da ordem e na promoção da justiça. Com atuação estratégica e proativa, contribui para a prevenção e investigação dos delitos, garantindo a segurança da população. Fazemos parte da construção de uma sociedade mais segura e justa”, declarou a delegada.

O desafio da mulher na atividade policial e em cargos de liderança, reproduzindo padrões de poder e gênero foi pontuado pela homenageada. “A primeira delegada no Brasil, Lúcia Maria Stefanovich, em 1972, inspirou outras mulheres a seguir a carreira. Hoje, as mulheres ocupam posições de destaque na Polícia Civil, tanto operacionais quanto administrativas. A presença e atuação da mulher no contexto da segurança pública representam uma evolução significativa na quebra de estereótipos e na promoção da igualdade de gênero. A inclusão das mulheres na Polícia Civil não apenas diversifica a força de trabalho, enriquecendo-a com diferentes perspectivas, mas também fortalece a representatividade em cargos de liderança”, ressaltou Francielle Drumond.

SOBRE A HOMENAGEADA

A delegada de Polícia Civil, Francielle da Conceição Drumond Figueiredo é natural de Montes Claros, mestre em Direito, pós-graduada em Análise da Criminalidade no Norte de Minas e professora universitária. Ingressou na faculdade de Direito da Unimontes em 2007. Entre os anos de 2010 e 2012, desempenhou a função de investigadora de Polícia Civil na cidade de São João da Ponte. Em 2012, no último ano da faculdade de Direito, foi aprovada no concurso de delegada, sendo lotada na cidade de Janaúba, com atuação nas delegacias de furto e roubo, de trânsito, de mulheres e de homicídios. Em 2021, foi nomeada delegada titular da 3ª Delegacia de Polícia de Montes Claros.

POLICIAIS HOMENAGEADOS

Receberam o certificado da Câmara Municipal em reconhecimento aos trabalhos prestados a delegada Áurea Alessandra Pereira de Freitas e; os policiais civis: Adeiuza Lopes da Silva, Adenilson Gonçalves Vieira, Andrey Dias Borges, Bernado Santos Oliveira, Farley Vinícius Nascimento Lisboa, Kamila Barreto Carneiro, Kecirley Jorgiane de Oliveira Martins, Luiz Cláudio Alencar Alves, Luiz Carlos Araújo da Silva, Maria Gabriela Drumond Figueiredo, Marcell Lucas de Andrade Lima, Rafael de Andrade Gonçalves Lima, Susana Moreira Gomes, Wender Oberdan da Silva e Willian Santos de Araújo.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc