Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Delegacia da Mulher recebe homenagem da Câmara de Montes Claros

Delegacia da Mulher recebe homenagem da Câmara de Montes Claros

por Cristine Antonini publicado 21/03/2024 11h19, última modificação 21/03/2024 11h19
Delegacia da Mulher recebe homenagem da Câmara de Montes Claros

A homenagem foi proposta pelo vereador Wilton Dias

Por Christine Antonini

Na noite da última quarta-feira (20), a Câmara de Vereadores prestou homenagem à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Montes Claros. O evento foi de iniciativa do vereador Wilton Dias (PTB) que na oportunidade também prestou homenagem às mulheres que trabalham nas delegacias da Polícia Civil da cidade.

Em Montes Claros a delegacia da mulher funcionou entre 1986 e 2007, sendo desativada por seis anos, voltando suas atividades em 2013, sob o comando da delegada Karine Maia.

A Deam é responsável por combater à violência contra a mulher e também oferecer tratamento humanizado para as vítimas, bem como apurar e investigar crimes contra a dignidade sexual e feminicídios. Dados da Deam apontam que em média de 18 atendimentos realizados diariamente, mais de 2.100 procedimentos são enviados para a Justiça anualmente.

A delegada Monique Morais Bicalho, que atua na Delegacia da Mulher, ressaltou que as policiais femininas querem ser reconhecidas pela competência técnica e também pela força e sensibilidade. Pontuou ainda que as servidoras representam um papel importantíssimo na investigação, devido aos atributos de organização, sensibilidade e perspicácia, coisas que são requisitos essenciais em qualquer investigação.

“Lidamos todos os dias com dores emocionais e físicas de milhares de mulheres que nos procuram em busca de acalento, um ombro amigo e também justiça pelos crimes cometidos contra elas. São companheiros, maridos, irmãos e pais que contra elas cometem algum tipo de violência, seja ela física, emocional ou psicológica”, destacou a delegada.

De acordo com o proponente do evento, vereador Wilton Dias, a Deam desempenha um papel crucial na proteção e defesa dos direitos das mulheres. O parlamentar lembrou que o local é refúgio seguro para aquelas que sofrem qualquer tipo de violência. Um ambiente onde podem encontrar apoio, orientação.

“A unidade garante de forma emergencial o resguardo à integridade física da vítima, iniciando todo procedimento legal para quebrar o ciclo de violência, de forma integrada com outras instituições que trabalham com o mesmo propósito”, defendeu o vereador.

O delegado regional da Polícia Civil, Bruno Rezende, enfatizou que a Deam é referência em todo estado, tornando-se inspiração para outras delegacias. Já o delegado Herivelton Ruas, responsável pela Delegacia Especializada em Investigações de Lavagem de Dinheiro, parabenizou as servidoras que deixam suas casas para amparar outras mulheres.

TÍTULO DE CIDADÃ HONORÁRIA

Durante a solenidade, a vice-presidente da Casa, vereadora Maria Helena Lopes (MDB), entregou à médica legista da Polícia Civil, Aline Brito, o Título de Cidadã Honorária de Montes Claros. “Vejo tantas mulheres ocupando seus espaços não para cumprir cotas, mas por mérito e competência”, frisou a vice-presidente.

Aline Brito, que é natural de Salinas, mudou-se para Montes Claros com objetivo de cursar medicina, posteriormente assumiu o cargo como legista, atendendo vítimas de agressões.

“Procuramos oferecer o tratamento mais humanizado para essas mulheres e filhos. Receber essa honraria não é mérito, mas sim a sensação de mais responsabilidade, uma vez que a cidade me reconheceu como sua cidadã”, concluiu a médica.

________________________________________

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br