Curso de geografia da Unimontes celebra 60 anos
Por Christine Antonini
Na noite da última sexta-feira (3/5), a Câmara de Montes Claros, através de iniciativa da vereadora Professora Iara Pimentel (PT), promoveu sessão de homenagem aos 60 anos do curso de geografia da Unimontes. O evento contou com a presença de egressos do curso, alunos, professores e também do deputado federal Patrus Ananias (PT), representantes da universidade e do ex-reitor e presidente da Fundação Hospitalar Aroldo Tourinho, Paulo César Almeida.
O curso de geografia, com habilitação em licenciatura plena foi fundado em 1964, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras – FAFIL da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior – FUNM. Segundo a proponente do evento, o curso de geografia se entrelaça com a própria história da Unimontes, pois mesmo antes da universidade ter esse nome, a graduação já existia.
“É uma honra essa noite, a Casa Legislativa abrir as portas para receber cada um de vocês, uma vez que o curso, se faz de pessoas. Prestar honras a nossa universidade, a cada professor e acadêmico. Foi graças a cada educador que estou aqui hoje, inclusive pela minha formação política”, destacou a vereadora Iara que é egressa da Unimontes e também professora de geografia.
A professora Priscila Caires Santana pontuou os desafios para fundar o curso de geografia, especialmente com o início da ditadura militar, em que alunos e professores tiveram que “lutar” para manter a graduação.
“Apesar dos inúmeros desafios, com apenas quatro professores, o curso deu início às palestras sobre temas ambientais, aos trabalhos de campo, as pesquisas, que naquele momento incipiente, continuavam a serem realizadas. Hoje nossos egressos estão pelo mundo desenvolvendo pesquisas e mantendo o senso crítico”, ponderou a educadora.
Segundo o ex-reitor, Paulo César de Almeida, os professores de geografia são a prova da competência do corpo docente do curso. “As fundadoras criaram muito além de um curso; criaram histórias, oportunidades e mestres”, disse.
O responsável pelo departamento de Geociências da Unimontes, Luís Ricardo Costa, frisou que muitos alunos iniciam a graduação para mudar a realidade que vivem – muitos vêm da extrema pobreza e conseguem mudar a realidade de vida das próximas gerações.
De acordo com o vice-reitor da Unimontes, Dalton Caldeira Rocha, é importante pensar na universidade nos próximos 60 anos, com novas tecnologias e investimento. O vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, afirmou que a Unimontes contribui para o progresso municipal e não tem como contar a história da cidade sem citar a universidade.
HISTÓRIA DO CURSO
O curso de geografia da Unimontes foi fundado em 1964 pelas professoras Maria Dalva Dias de Paula e Florinda Ramos Marques, que conseguiram concretizar o sonho de trazer um ensino superior para o Norte de Minas. Inicialmente o curso começou tímido, no Colégio Imaculada da Conceição, ainda não havia professores suficientes e depois cresceu que faltaram cadeiras para receber os novos calouros.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebookwww.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br