Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Consep 145 celebra dez anos de fundação

Consep 145 celebra dez anos de fundação

por Cristine Antonini publicado 28/11/2023 10h27, última modificação 28/11/2023 10h27
Consep 145 celebra dez anos de fundação

A homenagem foi proposta pela vereadora Iara Pimentel

Por Christine Antonini

Na noite desta segunda-feira (27/11), a Câmara de Montes Claros promoveu sessão especial para homenagear o Conselho de Segurança Pública Escolar – Consep da 145° companhia da Polícia Militar, pelos 10 anos de fundação. A homenagem foi de iniciativa da vereadora Professora Iara Pimentel (PT).

O Consep tem por objetivos mobilizar e congregar forças da comunidade para a discussão de problemas locais da segurança pública, no contexto municipal ou em subdivisão territorial de um município. A Polícia Militar de Minas Gerais aprimorou a atuação criando um conjunto de medidas voltadas à aproximação entre a corporação e a comunidade, que compreende o conceito da “Polícia Militar”. Em Montes Claros o Consep foi fundado em 2013 pelo então capitão da 145° Cia da PM, Hansen Ferreira e pela diretora Hilda Alves.

“Dentre as atividades desenvolvidas pelo conselho se destaca o prêmio Mérito Escolar realizado anualmente que objetiva homenagear os alunos e professores que mais se destacaram no ano 2023, nas escolas da rede pública de ensino em Montes Claros”, enfatizou a vereadora Iara.

Anualmente o Consep atende cerca de 26 mil estudantes, e ao longo dos 10 anos de existência já atendeu aproximadamente 300 mil alunos através de diversas atividades desenvolvidas pela companhia. De acordo com o capitão Ronaldo Gonçalves de Macedo, a função do Consep é discutir, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolvendo campanhas educativas, estreitando laços de entendimento e cooperação.

“O Consep atua em projetos como a Patrulha Escolar e Proerd, no qual os militares junto com a escola trabalham com intervenções policiais de prevenção e repreensiva. Também existe a patrulha ao combate a violência doméstica, exploração sexual de crianças e adolescentes, entre outras”, pontuou o capitão.

Em Montes Claros o Consep 145 atua em 23 escolas públicas. A diretora do Consep, Leia Chaves, pontuou que o conselho tornou-se algo resiliente e adaptável, sempre focado no bem-estar e crescimento dos estudantes bem como de toda comunidade escolar. “Sabemos que a presença da Polícia Militar vai além da manutenção da ordem. É uma promoção de um ambiente seguro e acolhedor, permitindo que nossos alunos e professores foquem no processo educacional sem preocupações excessivas”, concluiu a diretora.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
www.facebook.com/camaramoc