Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Conferência realizada na Câmara escolhe delegados do CMAS

Conferência realizada na Câmara escolhe delegados do CMAS

por Selma Gonçalves publicado 26/08/2021 10h40, última modificação 26/08/2021 10h50

Por Selma Gonçalves

Vereadores de Montes Claros participaram na tarde desta quarta-feira (25) da Xl Conferência Municipal de Assistência Social. O tema escolhido para este ano foi o "Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

A psicóloga Márcia Mansur Saadallah expor seus trabalhos e debateu o assunto com os participantes, de forma remota.

Por conta da pandemia, o evento transmitido pela TV Câmara, no canal (5.3) e pelo YouTube, foi realizado de forma híbrida. No plenário estiveram presentes integrantes e o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, pastor Josimar, O secretário municipal de assistência social, Aurindo Ribeiro e os vereadores Reinaldo Barbosa Carrapicho (PRB), Professora Iara Pimentel (PT). Aldair Fagundes (Cidadania), Stalin Cordeiro (PODE), Daniel Dias (PC do B) e o presidente da Casa Legislativa Cláudio Rodrigues (Cidadania).

Durante a conferência também foram eleitos seis delegados do Conselho Municipal de Assistência Social. Três integrantes do poder público municipal e três da sociedade civil.

Na abertura dos trabalhos, o vereador Cláudio Rodrigues lembrou que nesse período de pandemia, o município tem o desafio de buscar medidas que possam minimizar os impactos sociais e econômicos, especialmente para a população mais vulnerável. Ele destacou que a administração Humberto Souto trata a área da assistência social com responsabilidade e que o apoio da sociedade é fundamental para que esse esforço alcance seus objetivos.

" Em nome dos 23 vereadores digo que a Câmara está à disposição para se unir ao município nesse importante trabalho, de enfrentamento das desigualdades e a garantia de proteção social", disse o vereador.

DEVER DA SOCIEDADE

O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, pastor Josmar Xavier, lamentou a dor e a dificuldade financeira que a pandemia tem provocado em muitas famílias. Ele lembrou que as pessoas que tiveram a graça de ter sobrevivido à Covid 19 ou que não foram contaminadas, devem entrar na luta por uma sociedade mais justa e destacou o trabalho dos conselheiros , toda a equipe do Conselho e Secretária de Assistência Social e também destacou o envolvimento dos vereadores no trabalho do SUAS - Sistema Único de Assistência Social.

" Que todos nós tenhamos essa sensibilidade social. A parte técnica é fundamental, mas temos que ter muito cuidado com o próximo. Por isso precisamos estar unidos num só corpo e porque não num mesmo espírito e nessa conferência temos a oportunidade de traçar diretrizes para aperfeiçoar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, comentou o pastor.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Aurindo Ribeiro, destacou que a Conferência será a grande oportunidade de levar as propostas acordadas na pré-conferência.

A pré-conferência, foi realizada no dia 9 de agosto. Os participantes elaboraram diversas propostas para melhorar o serviço oferecido à população.

Na Conferência desta quarta-feira foram definidos os representantes que levarão as propostas para a Conferência Estadual, que acontecerá entre setembro e outubro, em Belo Horizonte, e para a etapa nacional, que será realizada no mês de dezembro, em Brasília.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc