Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Comissão de Serviços Públicos Municipais visita instalações de CRAS em Montes Claros

por rayhannetallis@gmail.com publicado 21/09/2023 13h35, última modificação 21/09/2023 13h35

Por Stênio Aguiar

A Comissão de Serviços Públicos Municipais realizou visita à sede de três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) nessa quarta-feira (20). Durante a visita, a comitiva de vereadores formada pelo presidente da Comissão, Rodrigo Cadeirante; o vice-presidente, Stalin Cordeiro e; o relator, Daniel Dias conheceram a realidade e as necessidades de cada uma das unidades.

A primeira unidade visitada pela comitiva foi o CRAS Maracanã, que atende a 5.751 famílias em 22 bairros da região sul da cidade. O espaço conta com o atendimento de seis técnicos (assistente social e psicólogo) em dois turnos de atendimento. No CRAS Major Prates os serviços prestados por dois psicólogos e três assistentes sociais atendem a mais de 5 mil famílias de 33 bairros das regiões sul e parte da região oeste da cidade. O CRAS São Judas atende a 7 mil famílias de 18 bairros da cidade com atendimentos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Programa Criança Feliz e CadÚnico.

De acordo com o Rodrigo Cadeirante (Rede), uma das principais carências verificadas nos CRAS visitados foi a falta de condições de acessibilidade adequada para as pessoas que buscam atendimento. “A acessibilidade não se trata apenas de estruturas físicas (rampa, banheiro adaptado e demais condições de locomoção), mas envole também, por exemplo, o profissional interprete de Libras, uma pessoa capacitada para entender a demanda das pessoas com deficiência auditiva e não alfabetizadas e também repassar as informações necessárias. De maneira geral, não gostei muito do que vi nestes três CRAS visitados”, comentou o presidente da Comissão.

O relator da Comissão, vereador Daniel Dias (PC do B) destacou a falta equipamentos necessários para o atendimento da população, entre eles: bebedouro, quantidade de computadores e cadeiras suficientes, bem como acesso à internet adequada e veículo para fazer o atendimento.

Aqui pudemos perceber uma violação de direito da população que tem vínculos fragilizados e que busca o atendimento do CRAS. As unidades precisam tem estrutura adequada, quantidade de pessoal suficiente e condições de locomoção para realizar os atendimentos e, principalmente, espaço para garantir o sigilo das informações à população. De maneira geral, a estrutura do CRAS precisa ser melhorado para atender adequadamente a população”, pontuou Dias.

Para o vereador Stalin Cordeiro (Podemos), a visita aos CRAS de Montes Claros foi fundamental para verificar o funcionamento da unidade e o atendimento ofertado às famílias que lá recebem o serviço. “Pudemos constatar, com esta visita, como estão as instalações dos prédios dos CRAS, bem como a quantidade de famílias atendidas e se este atendimento é satisfatório e sigiloso para aquelas famílias em vulnerabilidade, as mulheres que foram vítimas de violência doméstica ou sexual, as crianças e adolescentes”, ressaltou o parlamentar.

A Comissão, a partir das informações levantadas nos CRAS visitados, elaborará um relatório que será encaminhado ao Conselho Municipal de Assistência Social, à Câmara de Vereadores e ao Executivo municipal solicitando providências imediatas para garantir o direito de atendimento adequada à população.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc