Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Comissão de Saúde cobra mais atenção às mulheres no Outubro Rosa

Comissão de Saúde cobra mais atenção às mulheres no Outubro Rosa

por Athur Jr publicado 11/10/2023 14h01, última modificação 11/10/2023 14h01

Por Arthur Amorim Júnior

A campanha Outubro Rosa que se estenderá durante todo este mês, mereceu destaque na reunião ordinária desta terça-feira (10), por parte da presidente da Comissão de Saúde, e vice-presidente da Casa, vereadora Maria Helena Lopes (MDB).

A vereadora reforçou sobre a prevenção contra o câncer de mama e cobrou atendimento diferenciado nos hospitais ao público feminino. “Que o Outubro Rosa seja realmente Rosa e que as mulheres sejam atendidas para reduzir as filas de cirurgias eletivas. Estarei indo acompanhar para conferir se realmente estão sendo acolhidas", garantiu.

De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde, os hospitais Santa Casa e Dilson Godinho, estão entre outras 29 instituições de saúde de Minas Gerais selecionadas para implementar a estratégia excepcional de ampliação do acesso à reconstrução mamária em caso de mulheres com diagnóstico de câncer de mama. Os dois hospitais receberão cada um, R$ 135,5 mil. Cada uma dessas instituições realizará 24 cirurgias de reconstrução de mama, onde já se incluem a prótese mamária e a simetrização contralateral. Poderão ser submetidas aos procedimentos mulheres com idade entre 18 e 85 anos.

ATIVIDADES
Durante todo mês, a Secretaria Municipal de Saúde realizará programação, com as ações direcionadas na “Saúde da Mulher” sendo intensificadas nas Unidades de Saúde do município, com palestras educativas, agendamentos de mamografias e exames citopatológicos de colo do útero, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), avaliações odontológicas, orientações nutricionais, distribuição de fitoterápicos, vacinação, testagem rápida para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e toxoplasmose, acolhimento psicológico, atividades físicas e atendimentos de fisioterapia.

SOBRE O OUTUBRO ROSA
O Outubro Rosa é uma campanha internacional que tem como intuito sensibilizar a sociedade para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, Foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente. O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

____________________________

ascom@montesclaros.mg.leg.br